Dois Níveis Da Torá

laitman_555Pergunta: Se Moisés escreveu a Torá, por que é dito que o Criador olhou para a Torá na época em que criou os mundos?

Resposta: Na verdade, a Torá é o movimento do desejo que foi criado oposto ao Criador em direção a uma completa equivalência com Ele.

Assim, quando o Criador “decidiu” criar a criatura, como dizemos na linguagem corpórea, Ele primeiro teve que criá-la como Seu oposto, bem como criar um mecanismo completo por meio do qual a criatura se moveria para se assemelhar a Ele.

Com essa intenção, Ele aparentemente escreveu a Torá, um sistema de comandos e instruções que deve ser realizado pelo desejo que foi criado por Ele. É assim que Ele traz o desejo que Ele criou para uma equivalência cada vez maior com Ele. Moisés escreveu a própria Torá, mas não do ponto de vista da gestão do Criador, porque essa Torá permanece na cabeça do mundo de Ein Sof (Infinito).

Para Moisés, ela estava registrada na cabeça do mundo de Atzilut como uma atividade. Assim, isso se refere a mesma coisa, mas em níveis diferentes.

Da Lição de Cabalá em Russo 04/09/16

Comente