Do “Deserto” À “Terra De Israel”

laitman_747_01A entrada para a terra de Israel é uma subida ao nível da implementação do livre arbítrio. Os 40 anos de peregrinação no deserto antes da entrada na terra de Israel, significa estar em certos desejos chamados Bina, que é um nível elevado, mas o livre arbítrio é implementado lá em um nível muito fraco, podemos até mesmo dizer de uma criança – apenas faça o que lhe dizem e tudo ficará bem.

O estado da terra de Israel representa o pior lugar do mundo, o lugar mais terrível, odiado, causando constantes disputas e fúria, a terra que foi dita para engolir aqueles que nela vivem. Mas se você realiza esse desejo (terra – Eretz, da palavra “Ratzon” – desejo) corretamente, você revela o Criador nele.

Em princípio, uma pessoa que se move do estado interior de “deserto” para o estado espiritual de “terra de Israel” sobe para os maiores desejos egoístas e pode implementar o seu livre arbítrio no próximo nível, mais pesado. Os terríveis problemas, e a oposição entre o bem e o mal, são revelados nesse nível e ela deve resolver esses problemas dentro de si mesma.

Ao entrar na terra de Israel, a pessoa descobre novas profundidades e novos miasmas nela. Ela é obrigada a examiná-los e a escolher o amor sobre o ódio, o que é muito difícil porque ela precisa pagar por ele com sua liberdade “animal”.

Comentário: todo o drama se desenrola diante do povo. Por exemplo, Moisés sabe que não entrará na terra de Israel, mas envia seus filhos para lá.

Minha Resposta: Claro, é um estado assustador quando você estava pronto para ir com o seu povo, mas não tem permissão para isso. O que vai acontecer com eles? Você não sabe. Você os libera e eles se tornam independentes a partir desse momento.

Moisés conduziu o povo pelo deserto. O deserto é um nível muito mais baixo do que a terra de Israel porque todas as contradições reveladas dentro de uma pessoa no deserto eram bem insignificantes em relação ao próximo nível.

Além disso, Moisés estava no deserto com eles como um intermediário entre o povo e o Criador, ou seja, o sistema de governança. No entanto, esse sistema já não existe na fronteira com a terra de Israel. Isso é revelado diante de nós de tal maneira. Esses são realmente estados difíceis. Infelizmente, nós os entendemos apenas no nosso nível material, não no sentido Cabalístico.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 10/08/16

Comente