A Principal Coisa É Não Permanecer Indiferente

laitman_527_07Pergunta: Do ponto de vista da sabedoria da Cabalá, há algum sentido em milhões de pessoas lendo a Torá? A Ohr Makif (Luz Circundante) trabalha nelas, ou isso é inútil?

Resposta: As pessoas recebem e percebem influências positivas ou influências negativas dos Cabalistas de acordo com a maneira com que elas se relacionam com eles, de uma forma boa ou hostil.

Uma atitude positiva e uma negativa são benéficas; o principal é não ficar indiferente.

Portanto, é preferível se relacionar negativamente com a sabedoria da Cabalá do que permanecer indiferente porque, apesar de tudo, dessa maneira a pessoa desperta forças negativas que a conduzirão adiante, ainda que na direção oposta, e esse caminho pode continuar por alguns séculos, mas ela discernirá seu caminho de volta.

Se a pessoa não reage, mas simplesmente anda no mesmo lugar, mesmo que não esteja se afastando mais, não há como saber quando ela vai se dar conta. Portanto, é útil fazer algo de qualquer forma.

Baal HaSulam escreve que o movimento de uma pessoa é independente de se ela anseia pelo Criador ou nega Sua existência porque tanto uma força quanto a outra, em princípio, agem na mesma direção.

Da Lição de Cabalá em Russo 04/09/16

Comente