Por Que Uma Pessoa Precisa Ser Educada?

laitman_546_02Pergunta: As pessoas não gostam quando você as educa. O que significa a ideia de educação de acordo com a sabedoria da Cabalá?

Resposta: Se olharmos para os animais, por exemplo, veremos que eles se desenvolvem instintivamente e assim aprendem certas habilidades de seus pais. A mãe leva os filhotes para caçar e ajuda-os em todos os sentidos. A natureza os ensina a se adaptar corretamente ao ambiente. Nós podemos ver como esse instinto é desenvolvido, especialmente entre os mamíferos.

No entanto, esse instinto não existe no homem. Se permanecêssemos no nível animal, seríamos os mesmos, é claro, mas como nos desenvolvemos rapidamente e em direções totalmente diferentes, muitas vezes não temos a compreensão de como devemos interagir uns com os outros.

Nos animais, a interação é muito simples: amigo ou inimigo, seu parceiro ou estranho. Existem muitas relações possíveis entre os seres humanos. Entre animais, as conexões também são positivas ou negativas. Eles são instintivos, enquanto que o homem tem que desenvolvê-las de acordo com um sistema que não é familiar, especialmente em nossos dias, quando o mundo está cada vez mais conectado de forma mútua e integral.

A essência humana é totalmente oposta às relações corretas entre nós, onde as pessoas se referem umas às outras com bondade, se consideram uma boa família – assim como seus parentes que estão intimamente conectados e invocam a mesma resposta dos outros. Infelizmente, tal atitude corrigida não faz parte de nossa natureza e nós somos de fato os animais mais corruptos. Você não encontrará tal atitude entre os animais. Os animais não se prejudicam; eles não sentem inveja ou ciúme. Suas relações são apenas no nível instintivo e nada mais.

Os animais examinam quem é forte e quem é fraco, e, consequentemente, o poder é distribuído. Impulsos totalmente diferentes surgem no bando humano: impulsos cruéis e conscientes que derivam do nosso egoísmo desenfreado, que se sente bem quando o outro se sente mal. Esses impulsos não existem entre os animais. Eles agem de acordo com instintos muito simples. Um animal que quer comer mata outro animal, mas não porque quer prejudicar sua presa. Um animal não caça mais do que precisa comer para sobreviver, enquanto o homem age de forma desenfreada, pronto para matar o mundo inteiro, embora não tenha necessidade disso.

Portanto, o que precisamos é educar as pessoas. Nós temos que inserir a força positiva do mundo que nos rodeia na nossa natureza egoísta, negativa e cruel.

Essa força se encontra na natureza, mas temos que tirá-la da natureza. Nós temos que saber extrair a força positiva, como colocá-la contra a força negativa, e como nos elevar na conexão entre as duas forças.

Da Lição de Cabalá em Russo 03/07/16