Estudante E Professor, Dois Níveis

Laitman_917_02Pergunta: Quando o professor pode se tornar um transmissor de energia espiritual para o estudante?

Resposta: Quando o professor conseguir servir de canal pelo qual a Luz Superior passará ao estudante, ou pelo menos ajudar o estudante a se conectar com uma dezena que começará a absorver a Luz Superior.

Pergunta: Mas o professor não bloqueia o estudante em si mesmo?

Resposta: Na sabedoria da Cabalá, isso não pode acontecer!

Eu me lembro do meu professor, o Rabash, último grande Cabalista. Ele nunca permitiu que sua grandeza, sua imensa importância, fosse vista.

Hoje, nós podemos ler seus artigos que foram escritos diante dos meus olhos. Eu me lembro de tudo o que aconteceu até o último detalhe, a época do ano em estávamos sentados em um banco no parque quando ele escreveu. Eu me lembro literalmente de tudo, até mesmo os ruídos de fundo e as vozes ao nosso redor. Hoje, quando leio seus artigos novamente, percebo que os compreendo mais profundamente do que no passado, apesar de terem decorrido tantos anos desde então.

Não é possível apreciar um professor imediatamente, mesmo que ele não esconda seu mundo interior. Ninguém está escondendo nada de nós. Naquela época, eu pensei comigo mesmo: “Vou me mudar para perto dele. Eu estarei ao seu lado, e o sacudirei e tirarei dele tudo que ele tem!”

Não há nada para sacudir. O professor está pronto para transmitir tudo. Só depende do quanto o estudante pode compreendê-lo. O estudante e o professor são dois níveis.

Mas como um estudante pode se aproximar de um professor para receber, absorver e extrair dele – esse é outro assunto e não é fácil.

Da Lição de Cabalá em Russo 07/08/16

Comente