Nova Vida # 401 – Suicídio

Nova Vida # 401 – Suicídio
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

Como um Cabalista se relaciona com o fenômeno do suicídio? Como ele pode ser prevenido com a ajuda do aprendizado sobre o propósito da vida, e a qual investigação social o fenômeno nos conduz?

Nós podemos ver o fenômeno do suicídio mesmo entre os animais. Isso indica que esse fenômeno está incorporado na natureza. Sempre houve suicídios. As pessoas não consideram a sua vida corporal como a coisa mais importante. Ir para a guerra põe em perigo a vida de uma pessoa e há também a pena de morte.

Por um lado, nós gastamos um monte de dinheiro salvando a vida das pessoas e, por outro lado, gastamos em guerras e matanças. Uma pessoa que comete suicídio calcula e vê que sua vida não vale a pena o esforço em preservá-la.

É possível curar a inclinação para cometer suicídio, bem como a depressão e o desespero. Se uma criatura de outro planeta estudasse a nossa vida hoje, não poderia encontrar uma justificativa para viver. O suicídio é uma chamada para nós examinarmos nossa vida: por que as pessoas chegaram à depressão e desespero? Provavelmente, a nossa vida tem outro propósito, um propósito mais interno, além de apenas viver da maneira que vivemos.

Não pode ser que a natureza tenha nos desenvolvido sem nenhum propósito real. Nós temos que encontrar esse propósito. Nossos sábios disseram que um homem seria melhor se não tivesse sido criado, mas já que ele foi criado, tem que estudar a razão pela qual foi criado. O propósito da vida é alcançar o “ama teu amigo como a ti mesmo”.

Quando uma pessoa cumpre essa regra, avança para a eternidade. O suicídio é resultado da falta de compreensão do propósito da vida e do que uma pessoa pode alcançar durante a vida. A taxa de suicídio está crescendo porque o ego está crescendo, exigindo mais força dentro de nós para preencher a vida, mas isso não acontece… A geração mais jovem olha para nós como dinossauros, “para que vocês estão vivendo…?” Todas as conexões virtuais e a tecnologia avançada só intensificam a sua sensação de vazio e desespero.

A sabedoria da conexão leva as pessoas a uma conexão especial entre elas, uma conexão na qual descobrem um mundo superior iluminado.

De KabTV “Nova Vida # 401 – Eu E A Sociedade: Suicídio”, 12/06/16