As Previsões De Marx Tornam-se Realidade, Parte 3

Laitman_028_02Pergunta: Você acha que as pessoas poderosas deste mundo são capazes de ouvir seus avisos?

Resposta: A beleza do período atual é que as pessoas poderosas estão perdendo sua capacidade de controle. Elas construíram um sistema para si, acreditando que ele funcionaria por séculos.

É um sistema que permite controlar o mundo com dinheiro e outros incentivos artificiais. No entanto, uma vez que tudo nele é avaliado pelo dinheiro, ele termina muito rapidamente. Durante cerca de trinta a quarenta anos, nós entendemos que o neoliberalismo está falido e não pode continuar.

Ele foi transformado em um jogo de impressão de dinheiro sem nada para cobri-lo. Essa bolha estouraria muito tempo atrás se o mundo inteiro não estivesse envolvido nesse jogo. Os países desenvolvidos estavam ajudando os que lutam, de modo que o sistema durou um pouco mais, mas não funciona mais de acordo com as leis de nossa natureza egoísta.

O mundo só pode se desenvolver de acordo com uma natureza egoísta ou altruísta. Existem apenas essas duas forças no mundo. Hoje, vemos que o desenvolvimento através da natureza egoísta terminou. Karl Marx escreveu sobre o fim do capitalismo, já prevendo essa perspectiva mesmo naquela época.

A elite conseguiu esticar-se nesta agonia por muitos anos, ajudada pela Primeira Guerra Mundial e pela Segunda Guerra Mundial, o que abrandou bastante o processo da morte do capitalismo. Nos últimos cinquenta anos, ele conseguiu sobreviver devido ao jogo falso com dólares, indústria e comércio internacional.

A América e a Europa destruiram sua indústria e chegaram ao desemprego terrível por causa disso. O desemprego real nos EUA é de cerca de 30%, e é ainda maior em alguns países Europeus.

É impossível avançar nesse sentido. Não é por acaso que Trump ganhou as eleições nos EUA. As pessoas que mais ou menos veem os assuntos atuais compreendem que esse caminho chegou a um beco sem saída. Esse blefe, construído sobre o engano na economia, comércio e sistema bancário, toda essa bolha, deve explodir.

O grande número de desempregados é um problema sério para todos os países, e nós precisamos encontrar uma solução. Além de fornecer-llhes comida, roupas e abrigo, precisamos dar-lhes realização. Caso contrário, eles se transformarão em animais selvagens.

Há uma dialética do desenvolvimento natural da sociedade humana que não pode ser interrompida. Nem mesmo o governante mais poderoso pode congelar a sociedade ao nível de um sistema feudal durante séculos.

Chega uma hora em que as pessoas se levantam e derrubam todos os reis e vassalos. A elite de hoje não vê a gravidade do problema, como Maria Antonieta, que aconselhou as pessoas famintas a comer bolo se não houvese pão. No final, isso pode terminar em uma grande explosão.

Naturalmente, a elite hoje é mais inteligente e esperta que os monarcas anteriores. Eles influenciam a sociedade através dos meios de comunicação de massa que os controlam e alimentam com drogas.

No entanto, isso ainda não vai ajudar. Isso só retarda o despertar do povo para essa situação crítica. O processo geral não pode ser revertido

Nosso egoísmo terminou seu desenvolvimento. O capitalismo é um sistema construído inteiramente com base no uso do egoísmo em todas as suas formas. Portanto, a elite ganha controle sobre a mídia, o governo e os tribunais, e usa tudo isso apenas para seus próprios interesses, a fim de explorar a todos. Mas há um limite para isso, e nós o alcançamos.

Como resultado, a elite rompe com o povo, deixando-o quase sem nada, e o povo se transforma em uma força poderosa desde baixo que não tem nada a perder “além de suas correntes”, como Marx escreveu. Esse é o povo que ele chamou de “proletariado”.

Embora eu não ache que o povo Americano vá às ruas para organizar uma revolução sangrenta, muito provavelmente eles vão agir, pressionando o governo e através de eleições. Há, naturalmente, a possibilidade de pequenos motins, mas não virá a guerra civil como aconteceu uma vez na França e na Rússia

De KabTV “Uma Conversa Sobre a Situação Atual no Mundo” 02/12/16