Viagem No Tempo

Laitman_132Pergunta: Qual é o significado da palavra “história” de acordo com a sabedoria da Cabalá, se não há tempo na espiritualidade?

Resposta: Tudo o que acontece no mundo corporal é resultado das raízes superiores que descem ao nosso mundo, e por isso o nosso mundo é um reflexo dessas raízes superiores.

Em outras palavras, diferentes forças são reveladas no sistema dos mundos superiores no nível espiritual, e seu reflexo corporal é expresso na matéria em nosso mundo. Portanto a história humana nos permite falar sobre eventos espirituais. Embora não haja nenhuma espiritualidade nas ações corporais, elas refletem as raízes espirituais. A linguagem dos ramos do nosso mundo nos permite falar sobre os processos espirituais.

Quanto ao tempo, os Cabalistas podem viajar ao longo do eixo do tempo, do início da criação até o seu fim, com exceção de um estado: um estado que pode ser descrito como um “ponto”. Por um lado, é o estado zero, e, por outro lado, é o estado 100%. É o estado a partir do qual o princípio da criação e o seu fim descem gradualmente, e o eixo de tempo entre os dois é executado do zero até a correção final (Gmar Tikkun), o fim da correção, até o fim do ano 6000.

timetravel

Suponha que eu, ou seja, minha alma, meu Partzuf, meu corpo espiritual (Rosh, Toch, Sof), esteja no meio do eixo do tempo. Se eu tiver um Masach (tela) sobre o meu egoísmo, posso viajar no tempo para onde eu quiser, para trás ou para frente. Isso significa que ao utilizar o Masach eu posso mudar e moldar meu egoísmo para a doação, amor e conexão, e mover-me ao longo do eixo do tempo. O ponto inicial no eixo do tempo é o pecado de Adão, e o ponto final é a vinda do Messias. Eu posso estar no ano 1000 depois de Adão ou em qualquer outro ponto.

Quem não gostaria de fazer uma viagem no tempo? A humanidade sempre sonhou com isso! No mundo espiritual é possível, mas não no nosso mundo, embora também possamos ver o resultado aqui. Baal HaSulam nos diz sobre isso no livro Shamati, onde diz que Abraão, por exemplo, disse a Isaac alguma coisa. Como ele poderia saber o que Abraão e Isaac tinha falado no deserto ou no olival? Um Cabalista entra no estado de Abraão e, portanto, compreende agora a informação que Abraão teve que transmitir ao próximo estado, Isaac, e é sobre isso que ele nos diz.

Pergunta: Podemos viajar no corpo?

Resposta: O que significa “no corpo”? Você sente esses sentimentos, está neles; você entra neles. Quando Baal HaSulam leu os comentários de Chaim Vital à Árvore da Vida do Ari, que foram escritos há 600 anos, ele exclamou maravilhado, “mas o que você escreveu aqui não é o que eu lhe disse para escrever!” Isso é, ele entrou na alma do Ari.

Os Cabalistas que escreveram sobre suas realizações viviam em dois mundos: no nosso mundo e no mundo espiritual. Vamos supor que, a rigor, hipoteticamente, eu pudesse subir ao nível do Ari. Eu seria capaz de sentir tudo o que ele sentiu, disse e fez.

Pergunta: Será que vamos ser capazes de viajar no tempo enquanto estamos em nosso corpo?

Resposta: Você tem que entrar no egoísmo para imaginar o nosso corpo e toda a estrutura física do nosso mundo. O ponto é que o estado corporal, na verdade, não existe. Ele é resultado do egoísmo que é paralelo ao estado espiritual, porque tudo o que vemos ao nosso redor é um mundo irreal descrito em nosso desejo.

Ninguém pode mudar a si mesmo e ser totalmente como o Ari. Eu posso me assemelhar a ele entrando em seu estado, mas não posso ser como ele e, ao mesmo tempo, também sentir os eventos que ele passou durante a sua vida, o que significa estar no século XVI, no norte de Israel. Um Cabalista não pode entrar no corpo de uma pessoa física ou seus atributos corporais, mas apenas em seu estado espiritual. Você pode atingir todos esses estados espiritualmente, mas não fisicamente.

Da Lição de Cabalá em Russo 29/05/16