O Que Há Além Da Alegria Suprema?

laitman_572_03Pergunta: Como duas realidades podem coexistir e ser combinadas, a do mundo espiritual e a do nosso mundo?

Resposta: Uma pessoa pode ver o mundo espiritual através do nosso mundo. Nosso mundo é diferente do mundo espiritual, pois no mundo espiritual uma pessoa descobre mais e mais conexões, as razões e os resultados deste mundo. Além disso, ela começa a ver e sentir este sistema, as almas nele, vasos, desejos e pensamentos adicionais, etc.

Como uma criança se relaciona com o mundo? Ela vive nele como nós, mas não presta atenção a todos os detalhes que notamos porque estamos cientes deles e entendemos o que eles significam e como estão relacionados a nós, enquanto o coração de um garotinho é atraído para um pequeno brinquedo e isso é tudo. Esse exemplo ilustra nossa falta de desenvolvimento espiritual. Quando nos desenvolvermos, veremos um mundo inteiro à nossa volta. Não precisamos ir a lugar algum. Precisamos ver os laços mútuos nele através deste mundo, e então vamos revelar o mundo superior.

Pergunta: Suponha que todos alcancem a alegria suprema, o pico de seu desenvolvimento, e que todos se conectem ao Criador e Lhe tragam contentamento, e depois?

Resposta: Quando uma pessoa revela o mundo superior, ela gradualmente entra em um sistema no qual não há “e depois”. Não há tempo, espaço, nem eixos, nem movimento, apenas uma conquista cada vez maior de certo nível chamado “correção completa” (Gmar Tikkun), o fim da correção do sistema, a realização do Criador, e não sabemos o que vem depois. Agora temos que atingir esse nível. Então alcançaremos o próximo estado, que alcançaremos na espiritualidade. Quando entrarmos no mundo espiritual, subiremos os 125 degraus da escada espiritual até nossa completa correção, e quando nos corrigirmos totalmente, os conceitos de tempo, espaço e movimento, bem e mal, etc., desaparecerão; tudo será a bondade absoluta, a Luz absoluta, e entraremos no próximo mundo. Agora não sabemos nada sobre isso, então não podemos descrevê-lo de forma alguma. Só podemos falar sobre o próximo mundo depois de nos corrigirmos totalmente.

Da Lição da Cabalá em Russo 19/06/16