Nova Vida # 781 – Cultura Judaica: Mitos Sobre Estudar Torá

Nova Vida # 781 – Cultura Judaica: Mitos Sobre Estudar Torá
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Nitzah Mazoz

Resumo

Como o estudo da Torá protege o povo de Israel? A Torá é destinada apenas aos judeus? Porque existe uma separação entre homens e mulheres no momento do estudo?

Um Yehudi (judeu) é alguém que anseia por Yichud (união), por unidade. É por isso que se diz que o estudo da Torá é destinado aos judeus. É dito também que a Torá protege o povo de Israel. Isso se refere ao povo que quer a capacidade de se conectar.

Pontos principais:

  • Em geral, as pessoas não sentem que odeiam os outros, mas quando tentam se aproximar de outras pessoas, é isso que descobrem.
  • Em contraste, aqueles que estão em um grupo que estuda a sabedoria da Cabalá, estão ativamente tentando ser como se fossem um, como uma centopeia com uma mente e um só coração. Na medida em que nos conectamos, recebemos Luz, o que significa um poder especial que desenvolve novas capacidades intelectuais e emocionais. Para realizar isso são necessárias pelo menos dez pessoas que queiram se conectar (homens separadamente e mulheres separadamente). O conceito de um Minyan vem daqui.
  • Uma pessoa que observa um grupo de Cabalistas não pode entender o que eles estão sentindo. É por isso que a sabedoria da Cabalá é também chamada de sabedoria oculta.
  • Manter as 613 Mitzvot (mandamentos) significa corrigir os 613 desejos egoístas que são inerentes a nós. Todos os costumes do judaísmo realmente significam as ações espirituais que devemos realizar para corrigir as relações entre nós. Por exemplo, a lavagem das mãos significa limpar nosso Kli absortivo de uma intenção de tomar dos outros para nós mesmos.
  • A leitura correta dos escritos sagrados escritos por aqueles com a realização espiritual só pode acontecer através do estudo em grupo, sob a orientação de um professor de Cabalá.
  • A leitura conjunta de livros de Cabalá por um grupo deve ser feita com textos que foram escritos por aqueles que tiveram uma realização espiritual.
  • Em nossa era, o público secular está mais perto do reconhecimento da verdadeira Torá, a sabedoria da Cabalá, em oposição à comunidade religiosa, que está satisfeita com a sua forma de vida.
  • A sabedoria da Cabalá irá adicionar ao público secular a consciência do objetivo da existência e uma conexão com a eternidade e plenitude.

De KabTV “Nova Vida # 781 – Cultura Judaica: Mitos Sobre O Estudo Da Torá”, 20/10/16

Comente