Nova Vida # 586 – Entre Cultura E Espírito

Nova Vida # 586 – Entre Cultura E Espírito
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

Há muitas opiniões conflitantes sobre cultura. Muitas obras de arte foram baseadas no ódio. Naturalmente, aqueles que governam querem influenciar a educação e a cultura, e isso é verdade em todo o mundo.

Um artista ou um compositor é abençoado com um talento, mas isso não significa que eles sejam mentalmente mais desenvolvidos que outros. Há uma infinidade de exemplos de livros e peças escritos por pessoas que odiavam a humanidade e não eram intelectuais.

Uma pessoa com uma mente desenvolvida é uma pessoa que ama os outros, e pode ser uma pessoa muito simples. Educação e amplo conhecimento cultural não significa que a pessoa seja necessariamente boa ou ruim para os outros. Isso é medido pelo coração da pessoa, sua atitude para com os outros, não com o quanto ela aprendeu.

Estudar a sabedoria da Cabalá muda a pessoa para melhor e corrige sua natureza egoísta. Um intelectual é a pessoa espiritual que valoriza as boas relações entre as pessoas acima de tudo. Um intelectual é uma pessoa que está acima da matéria, acima das relações egoístas entre as pessoas. Um intelectual não critica os outros, uma vez que entende as pessoas e sabe que o coração do homem é mau desde a sua juventude. Ele sabe que é apenas humano para tirar proveito de tudo para o seu próprio bem, para suprimir os outros, e aspira a ajudar as pessoas a transcender a sua natureza.

Mesmo se você for educado, um compositor ou um filósofo, isso não significa que é um intelectual, que está acima do ego. Uma pessoa cultural é uma pessoa que todo mundo se sente confortável em estar ao seu lado. Ela não é orgulhosa e não pensa levianamente dos outros. Cultura significa conhecer a natureza humana e, portanto, relacionar-se com todos com amor e compreensão.

A cultura israelense original é uma cultura baseada inteiramente no “ama teu próximo como a ti mesmo”, e é nessa base que a nação de Israel foi fundada: um processo educativo que transforma a pessoa em uma pessoa culta, mudando sua natureza má, como é requerido para alcançar esse nível.

Mas engajar-se em composição e arte torna as pessoas ainda mais egoístas do que outros. Não é culpa delas. O grande egoísmo que é construído nelas não lhes permite se sentar calmamente, e elas têm que se expressar. É natural para uma pessoa menosprezar os outros, não considerá-los como iguais, e não deseja-los perto dela.

Um processo educativo que muda a natureza de uma pessoa para o bem faz bom uso da arte e da composição. O teatro, por exemplo, pode ilustrar a nossa situação atual, quão baixo nós caímos, e que correção precisamos.

De KabTV “Nova Vida # 586 – Entre Cultura E Espírito”, 31/03/14