“Junto Ao Caminho Do Pôr Do Sol”

laitman_747_01Torá, Deuteronômio, 11:29-11:30: E será que, quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, então pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim, e a maldição sobre o monte Ebal. Porventura não estão eles além do Jordão, junto ao caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus, que habitam na campina defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré?

Har” (monte, montanha) vem da palavra “Hirhurim (dúvidas). Uma pessoa está sempre em dúvida. No entanto, algumas dúvidas a levam ao caminho correto, e com sua ajuda, ela ascende, e outras dúvidas a levam a uma descida, quando ela concorda com a sua natureza.

Portanto, as bênçãos são dadas em um monte e as maldições em outro, em outras palavras, uma recompensa aqui e um castigo lá. Na espiritualidade esse é um único monte, um lugar onde você tropeça e cai, e também ascende.

Não há mais nada, mas através de um trabalho correto com as maldições, você chega à bênção. Afinal, o desejo é o mesmo e você o corrige gradualmente, tropeça, corrige, tropeça e assim avança.

Pergunta: Está escrito: “Não estão eles além do Jordão, junto ao caminho do pôr do sol, na terra dos cananeus”. Por que eles estão “junto ao caminho do pôr do sol”?

Resposta: Um novo grau de desenvolvimento humano começa com o pôr do sol. Portanto, precisamos considerar esse nível como um bom sinal: você atravessou o estado anterior e agora está se movendo para o novo estado.

Ele começa perto do pôr do sol, com o crepúsculo, quando tudo é desconhecido: você não pode ver nem distinguir entre a verdade e a mentira, entre o caminho certo e o errado. Nesse caso, você deve avançar e escolher com a fé acima da razão.

Fé acima da razão é um princípio espiritual muito sério. Só se realmente nos movermos pela fé acima da razão é que seremos capazes de compreender a diferença entre o estado de bênção e o estado de maldição, porque isso não é decidido no nível de nossa compreensão terrena, mas exatamente pela elevação acima do nosso egoísmo. Essa decisão é tomada apesar de tudo o que é terreno, contrário à nossa lógica e nossa atitude em relação ao que está acontecendo.

Portanto, tudo acontece ao anoitecer, na escuridão, junto ao caminho do pôr do sol.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 22/06/16