Ir Com A Fé Acima Da Razão

laitman_608_01Torá, Deuteronômio, 12:13: Guarda-te, que não ofereças os teus holocaustos em todo o lugar que vires.

Uma pessoa não tem o direito de escolher qual das suas propriedades internas pode mudar. Ela só pode agir de forma que a força superior, o Criador, mostre-lhe. Afinal de contas, no lugar em que ela atualmente se encontra, não pode saber o que fazer.

É a mesma coisa em nossas vidas. Eu preciso subir para um grau superior, e só a partir daí torna-se claro para mim o que fazer no grau inferior e como controlá-lo. Portanto, qualquer ação desempenhada em mim mesmo é chamada de acima da razão.

Ao subir ao próximo grau, eu o sinto, percebe-o acima do meu egoísmo, e uma vez que me absorvo totalmente nele, volto ao meu grau atual, ao meu egoísmo, e começo a formá-lo corretamente.

Sem conexão com o grau superior, eu sequer toco minha natureza, porque sempre irei ajustá-la só para mim, moldá-la como argila, como “brinquedos” ridículos, todos os tipos de ídolos de idolatria: religiões, crenças, e assim por diante.

Portanto, é melhor não entrar no que não está ao meu alcance, mas subir pela fé acima da razão para um grau superior chamado o Criador, se agarrar a ele, e receber instruções a partir dele, de qual ação realizar no meu grau.

Pode uma criança pequena saber exatamente o que fazer? Ela precisa ouvir um adulto, digamos um professor, e depois cumprir incondicionalmente as suas instruções, percebendo que não entende nada do seu grau. Esse comportamento é considerado correto em nosso mundo.

Afinal de contas, muitas vezes, parece que estamos fazendo a coisa certa, por isso, a cada segundo, todos nós cometemos erros constantes no comportamento, intenção, pensamentos e decisões.

Naturalmente, nada de bom acontece, porque em nossas ações não procedemos a partir do grau superior. Nós sempre avançamos por tentativa e erro, e recebemos golpes que nos corrigem, mas eles nos corrigem instintivamente, não racionalmente. Portanto, no próximo grau, no estado seguinte, nós atuaremos com base no nosso entendimento, e não a partir de um entendimento superior.

Assim, cada vez nós precisamos subir ao próximo grau, ir pela fé acima da razão. Dessa forma, enquanto estamos na sensação do grau superior e sendo guiado por ele, estamos constantemente recebendo novos conhecimentos.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 30/06/16