Hierarquia Espiritual

Dr. Michael LaitmanPergunta: Deve haver um mediador entre a pessoa e o Criador?

Resposta: Claro, este é o grupo facilitador onde a pessoa descobre a força que a corrige, o Criador.

O professor é mais um guia que um mediador; o aluno não pode ficar encerrado somente no professor, porque perderia o incentivo para se desenvolver. Em primeiro lugar, ele deve se agarrar passivamente ao professor.

Em segundo lugar, o aluno recebe sempre a Luz Superior através do professor; é um processo hierárquico totalmente preciso do superior para o inferior. O superior se volta para cima com o pedido do inferior, recebe a porção da Luz, e passa ao inferior a sua parte. Essa é uma estrutura fixa desde Adão até os dias atuais. Essa hierarquia é essencial e por isso os meus alunos também avançarão por mim, porque eu precedi vocês.

Aqueles que vierem depois de vocês e forem seus alunos vão receber a Luz através de vocês. Tudo isso é explicado na parte quinze do Talmud Eser Sefirot. O superior sempre sobe ao topo, recebe uma porção dobrada devido ao inferior, depois a transmite a ele. Portanto, a hierarquia é necessária.

Mas o mais importante é que vocês devem entender que a implementação não está na sua conexão com o professor. Vocês devem confiar plenamente no professor e seguir o seu conselho, mas a realização está no grupo.

Da Lição de Cabalá em Russo 09/06/16

Comente