“Contradição Perigosa Entre Economia E Política”

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (VestiFinance): “Grande parte da turbulência política nos últimos anos, incluindo o aumento da popularidade dos partidos populistas na Europa, a nomeação presidencial de Donald Trump nos Estados Unidos e o referendo Britânico sobre a retirada da UE, é explicada como um protesto contra as elites existentes. As pessoas já não confiam nos principais políticos, nem nos fatos que a mídia convencional transmite. Tudo isso, naturalmente, tem enormes implicações econômicas e políticas. …

“Confiança – a base de quase qualquer forma de atividade econômica. Assim que as pessoas começaram a se especializar, esperavam que os outros produzissem o que elas produziam: agricultores precisavam do ferreiro para produzir ferramentas agrícolas e um ferreiro precisava do fazendeiro para produzir comida para ele.

“O sistema de comércio global nos obriga a lidar com estranhos completos em uma base diária. Nós temos que confiar nas empresas que entregam nossos produtos encomendados, nos empregadores que pagam nossos salários e nos bancos que detêm o nosso dinheiro.

“Qualquer indício de erosão de confiança … seria um sinal extremamente perturbador. …

“A crise de 2007-08 mostrou o que pode acontecer quando a confiança desaparece no sistema financeiro. Os bancos começaram a duvidar da solvência mútua e se recusaram a emprestar; O efeito multiplicador é que as empresas tiveram dificuldade em obter crédito comercial. Como resultado, isso afetou muito a atividade econômica. Em 2011, os investidores perderam a confiança na solvência de vários governos Europeus: as taxas de rentabilidade das obrigações subiram e a recessão começou.

“A dependência da confiança torna a economia global extremamente vulnerável.

“O sistema beneficia da sua abertura …

“A economia e o sistema financeiro atual dependem da cooperação global, mas o sistema político atual se tornou tal que a cooperação dos eleitores parece duvidosa. E essa é uma lacuna perigosa.

Meu Comentário: No passado, as pessoas se viam, mas a era global da troca financeira e das commodities requer mais do que confiança; requer um entendimento e um senso do sistema comunitário em que inevitavelmente nos encontramos.

O sentido de responsabilidade tem que derivar do sentimento de que toda a rede de comunicação entre nós é como uma família, do sentimento da rede de laços como partes de um corpo. Mas isso é impossível sem ensinar as pessoas a estabelecer um sentido de cooperação entre elas. Se não estabelecermos isso por nós mesmos, a natureza nos forçará a fazer isso por golpes terríveis, crises e guerras.