Blitz De Dicas De Cabalá – 10/07/16, Parte 1

laitman_283_01Pergunta: Sempre existe dentro de nós o mesmo selvagem primitivo que nos domina quando nossas emoções atuam. Será que essa parte sempre permanece em uma pessoa?

Resposta: Não, nem sempre. Se você continuar a se envolver com a sabedoria da Cabalá, vai sentir que existem duas forças opostas em você e que você está entre elas, com a liberdade de escolha no que é chamado de linha do meio.

Pergunta: O conflito entre culturas e civilizações é determinado desde cima pelo Criador, ou é resultado dos desejos humanos egoístas?

Resposta: É a mesma coisa. O conflito é criado através do egoísmo, que o Criador maneja. Nada acontece por conta própria na natureza. Nós estamos dentro de um sistema chamado natureza que maneja tudo.

Pergunta: É possível dizer que um bando de pássaros sente o Criador quando eles agem coletivamente?

Resposta: Não, os pássaros não sentem o Criador. Eles sentem instintivamente a força geral que governa, e a obedecem. É assim que um grande bando de aves gira simultaneamente para um lado ou para o outro, sem quem nenhum deles dificulte o outro. Podemos ver a mesma coisa ver com os peixes. Não podemos imaginar que as pessoas instintivamente comecem a cooperar mutuamente dessa forma.

Pergunta: Será que podemos reduzir os 230 anos que nos restam até o fim da correção (Gmar Tikkun) e quanto?

Resposta: Sim, nós podemos. Não há limites para isso. Se todos nós estivéssemos agora nos reunindo em um único todo com uma única intenção, terminaríamos a nossa atual existência terrena e sentiríamos que estamos juntos no estado da alma coletiva em um mundo eterno e perfeito.

Pergunta: A geração atual esqueceu o que significa o fascismo e o nazismo. Duas gerações atrás, as pessoas deram suas vidas por causa deles. Então, por que você diz que o sofrimento passa de geração em geração? Do que as pessoas se lembram?

Resposta: A geração onde tais eventos terríveis ocorreram, como a Segunda Guerra Mundial, não teve liberdade de escolha. Você tem liberdade de escolha, para poder compreender, reconhecer e chegar a uma sensação de bem e mal. Em contraste com isso, para aquela geração, não houve escolha. Eles só sentiram o imenso mal dos enormes e terríveis golpes que experimentaram. Mas especificamente depois desse terrível sofrimento, eles foram trazidos à liberdade de escolha. Portanto, hoje, podemos realizar a nossa livre escolha de forma mais consciente e precisa.

Da Lição de Cabalá em Russo 10/07/16