Ajudar Ou Complicar A Vida?

laitman_543_02Pergunta: Nós mulheres tentamos tornar mais fácil a vida dos nossos maridos e filhos. Nós nos preocupamos com suas vidas diárias e organizamos atividades de entretenimento para o seu lazer e feriados. Muitas vezes, inclusive aliviamos suas tarefas. Será que devemos tentar fazer o oposto? Devemos tentar complicar a vida dos nossos maridos para que eles sofram mais, de modo a despertarem mais rápido para o avanço no caminho espiritual?

Resposta: Uma mulher não deve irritar o marido. Ela deve ajudá-lo a fazer tudo numa base de reciprocidade para prover um ao outro uma existência mais fácil e confortável. Não há necessidade de criar quaisquer dificuldades especiais.

As dificuldades que uma pessoa supera ao longo de seu caminho espiritual são espirituais e internas. Se uma mulher resmungar e bater panelas e frigideiras, não vai ajudar o marido a avançar espiritualmente, e só vai prejudicar a si mesma dessa forma.

Ela deve apoiar e ajudar o marido, criar as condições adequadas, e delicadamente empurrá-lo ao longo do caminho espiritual, e nada mais.

Da Lição de Cabalá em Russo 26/06/16