O Que Veio Primeiro, A Torá Ou A Sabedoria Da Cabalá?

laitman_527_04Pergunta: O que veio primeiro, a Torá ou a sabedoria da Cabalá? Por que estudar a sabedoria da Cabalá sem estudar a Torá, a Torá de Moisés?

Resposta: A história nos diz que os gases foram criados após o Big Bang e as partículas de matéria que começaram a se espalhar se juntaram, e assim é que o nosso planeta foi criado. Em seguida, os oceanos se formaram, depois veio o mundo vegetal e o mundo animal e, finalmente, o homem.

O homem começou a se desenvolver significativamente cerca de 3.500 anos atrás. A maior parte das pessoas desenvolvidas estava na antiga Babilônia, que se tornou a base da civilização moderna.

De 20 gerações até a antiga Babilônia, 5.777 anos atrás, um homem chamado Adão apareceu. Ele descobriu o sistema de governança do nosso mundo, que descreveu no livro O Anjo Raziel (A Força Secreta). De acordo com Rambam, o grande Cabalista do século XII, Adão e seus alunos escreveram livros, mas nenhum deles chegou até nós, exceto o livro O Anjo Raziel. Vinte gerações após a primeira geração de Cabalistas, Abraão apareceu.

Abraão era um sacerdote na antiga Babilônia, e de acordo com o Midrash Rabá, ele costumava sair à noite, olhar as estrelas, e se perguntar de onde vem a força que move todo o universo. Por que as pessoas vivem, para quê, como, quem as administra, quem está girando todo este mecanismo da galáxia?

Aos poucos, ele começou a explorar o sistema da criação em grande profundidade. Claro, havia muitas outras pessoas que olhavam para as estrelas, mas só ele teve a sorte de descobrir isso, uma vez que este é um atributo especial da alma.

Abraão descobriu o sistema da criação e descreveu em seu livro O Livro de Yetzira (criação). É um pequeno livro de várias dezenas de páginas, que resume os principais pontos do sistema da criação e como o mundo é gerido. Este livro, assim como o livro de Adão, pode ser comprado em livrarias hoje. Os outros escritos de Abraão não chegaram aos nossos dias.

Tudo que Adão e Abraão escreveram é a pura sabedoria da Cabalá. Depois de Abraão, seus alunos Isaque e Jacó, chamados filhos de Abraão, continuaram seu estudo, que na verdade representou um desenvolvimento da sabedoria da Cabalá.

Somente após o êxodo do Egito, quando a necessidade de um método mais sofisticado de unir a nação e atingir o Criador surgiu é que ele foi revelado a Moisés, da mesma forma que nós o estudamos hoje. Este método é chamado a Torá.Adão escreveu seu livro quase 6.000 anos atrás; Abraão escreveu cerca de 3.500 anos atrás, e a Torá foi escrita cerca de 3.300 anos atrás.

Pergunta: Será que isso significa que a Torá é secundária à sabedoria da Cabalá?

Resposta: A Torá também é a sabedoria da Cabalá.

Nós estudamos os conceitos básicos da sabedoria da Cabalá, a fim de estudar a Torá, os cinco livros de Moisés, uma vez que ela continua a sabedoria da Cabalá no próximo nível.

Para uma pessoa que não estuda a sabedoria da Cabalá, a Torá parece ser uma coleção de histórias sobre os antigos judeus que vagavam no deserto e sobre o que aconteceu com eles. A fim de entender o que este livro realmente diz e o que é codificado nele, devemos conhecer a sabedoria da Cabalá.

Da Lição de Cabalá em Russo 08/05/16

Comente