O Papel Da Mulher No Desenvolvimento Espiritual Da Humanidade

laitman_237Pergunta: Qual é o papel da mulher em pontos críticos na história da humanidade?

Resposta: Em todos os pontos de inflexão (reviravoltas) críticos na história da humanidade, desde os tempos antigos até os dias atuais, a mulher foi realmente o fator mais crucial. A primeira grande mulher foi Eva, graças a qual o ego foi revelado como a grande força egoísta que desenvolve o mundo. Viva!! Para a nossa matriarca comum!

A próxima grande mulher foi Sara. Na verdade, foi graças a ela que Abraão se desenvolveu quando o Criador lhe disse: “Ouça o que Sara lhe diz”. Na verdade, todos os grandes homens de quem nos orgulhamos foram grandes por escutar suas esposas. Isso é um fato!

Depois, o primogênito de Abraão, Ismael, nasceu de seu ramo; ele foi o profeta muçulmano e líder da nação árabe. Ele se tornou grande graças à sua mãe, que era concubina de Abraão, e Abraão abençoou-o.

Em seguida vieram as matriarcas Rebeca, Lia e Raquel, que conduziram seus maridos Isaque e Jacó. Jacó recebeu a primogenitura graças aos esforços de sua mãe.

Poderiam os filhos de Israel entrar no Egito sem a esposa de Potifar, o ministro do Faraó, se ela não tivesse tentado seduzir José e não o tivesse prendido em um calabouço do qual ele foi libertado como herói? É graças a sua irmã Miriam que Moisés se encontrou no palácio do Faraó, onde a filha do Faraó, Bátia, criou-o. Depois, quando vivia com Jetro, Moisés se casou com Séfora que o guiou, deu à luz a seus filhos, e mandou-o de volta ao Egito, dizendo que ele devia voltar ao seu povo.

Durante o êxodo do Egito, as mulheres apoiaram constantemente os homens e os inspiraram com suas canções. Elas os obrigaram a estabelecer boas conexões entre si. Elas cercaram os homens no Monte Sinai e os pressionaram a descobrir o Criador. Com o Criador no meio e as mulheres atrás era impossível não receber a Torá.

Quando o povo de Israel entrou na Terra de Israel, mulheres profetisas surgiram que se tornaram líderes da nação. Mas elas eram um tipo completamente diferente de profetisa que Sara, Rebeca, Lia e Raquel. Elas estavam em um nível espiritual mais elevado do que os homens. Os homens letrados com barbas brancas costumavam ir até elas pedir sérios conselhos espirituais internos.

Nós vemos a mesma coisa quando o povo estava no segundo exílio na Babilônia, quando a rainha Ester controlava as coisas de forma secreta e inconsciente. A palavra “Ester” vem da palavra hebraica “Histara” – ocultação, e essa é a razão do grande livro sobre o êxodo do exílio babilônico ser chamado de O Livro de Ester (a revelação da ocultação).

A dinastia de Israel foi fundada graças a Ruth que pertencia a outra nação e se juntou à nação de Israel dizendo que “essa casa vai ser a minha casa”. Ela se tornou a bisavó do maior rei judeu, o rei Davi. Em Israel, a monarquia não era herdada como em outras nações, mas o rei era coroado de acordo com seu nível espiritual. Portanto, Ruth pode ser chamada de mãe da dinastia que estava no mais alto nível espiritual.

O Rei Davi alcançou grandes alturas e tornou-se o maior líder espiritual em nosso mundo graças ao seu relacionamento com uma mulher especial, Betsabá, graças à qual subiu ao próximo nível. Suas grandes realizações e seu temor do Criador são expressos em seu livro Salmos, que o mundo inteiro recita até hoje.

Da Lição de Cabalá em Russo 29/05/16