O Mundo Pelo Prisma Do Desejo Comum

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é a percepção coletiva da realidade?

Digamos que eu sou um organismo biológico formado por bilhões de células que estão unidas e é assim que percebo o mundo. Mas cada célula em mim de alguma forma também percebe o mundo. Isso poderia ser comparado com a forma como o indivíduo percebe o mundo e como a sociedade percebe isso? Como o Cabalista percebe o mundo?

Resposta: O nosso corpo organicamente percebe o mundo por todos os seus poros, por todas as suas células, por todos os seus órgãos de percepção: visão, audição, paladar, olfato e tato.

Um Cabalista percebe o mundo pelo desejo comum, que consiste dos desejos inanimados, vegetais, animais e humanos em conjunto. Isto é, em certa medida, um Cabalista percebe tudo o que existe no universo como seu. Na maior parte, é o desejo da humanidade que ele sente como seu.

E não é nada fácil. Isso impõe uma grande mudança em suas impressões do mundo, traz reações correspondentes dentro dele. Baal HaSulam escreveu que sentia tudo dentro de si mesmo, em si mesmo, mas não no nível das sensações distintas.

Digamos que há dez filhos na família, todos têm suas necessidades, e a mãe como se sentisse todos os seus filhos. Ela sente de forma geral: o que lhes falta, o que é melhor para eles, e assim por diante. Ela não sente o egoísmo individual de cada um, mas de forma geral, esse desejo, a sua aspiração, e a oportunidade que ela pode lhes dar.

Da Lição de Cabalá em Russo 10/07/16