O Mérito Das Religiões

Dr. Michael LaitmanPergunta: As tribos primitivas que sobreviveram até os nossos dias vivem de forma muito mais pacífica e em maior altruísmo recíproco do que os povos que pertencem a quaisquer representantes de qualquer religião. Por que a religião é considerada uma coisa tão boa? Afinal de contas, todos nós poderíamos viver uma vida tranquila sem ela, criando nossas cabras e vivendo do fruto da terra.

Resposta: Se vivêssemos dessa forma, permaneceríamos no nível animal, vivendo em uma caverna ou uma cabana, caçando mamutes, pescando, e tudo ficaria bem. Mas o processo de evolução não depende de nós.

Nós nos desenvolvemos graças ao egoísmo que cresce em nós, graças à nossa natureza má. Mas as adições dadas a nós pelas religiões têm domado o nosso egoísmo até certo ponto e o moldado em uma determinada maneira. Para isso, temos que reconhecer o mérito das religiões.

Embora elas resultem do egoísmo humano, cada religião e sua própria forma, entre seu próprio povo, no seu próprio setor, foi proveitosa. Medicina, cultura, dança, e até mesmo a ciência derivam do desenvolvimento religioso.

A ciência se desenvolveu a partir da religião para provar os fundamentos das crenças religiosas e explicar diferentes situações em nossa vida. Depois, conflitos e contradições aparentemente surgiram entre a ciência e as diferentes religiões, que continuam até hoje, porque as religiões foram fossilizadas. Nós devemos respeitar as religiões por serem a raiz do desenvolvimento humano.

Da Lição de Cabalá em Russo 29/05/16