Novos Modelos De Crescimento Econômico

laitman_547_06Nas Notícias (Oxford Martin School): “Um novo relatório do Citi e da Oxford Martin School explora o impacto variável que a automação de postos de trabalho terá sobre os países e cidades ao redor do mundo, em um futuro próximo e nas próximas décadas. …

“Tecnologia no Trabalho v2.0: O Futuro Não É O Que Costumava Ser baseia-se em uma pesquisa de 2013 de Carl Benedikt Frey e Michael Osborne, que concluiu que 47 por cento dos empregos nos EUA estavam em risco de automação ao longo das próximas duas décadas, e no primeiro relatório Tecnologia no Trabalho, publicado em 2015. …

“As principais áreas de análise no relatório incluem:

… os autores consideram os riscos de automação de trabalho para países em desenvolvimento, estimado variar de 55% no Uzbequistão a 85% na Etiópia, com uma participação substancial de empregos estando em risco elevado de automação nas principais economias emergentes, incluindo a China e a Índia (77% e 69%, respectivamente).

Enquanto a produtividade da manufatura tem tradicionalmente permitido aos países em desenvolvimento fechar a lacuna com países mais ricos, a automação provavelmente terá impacto negativo na sua capacidade de fazer isso, e serão necessários novos modelos de crescimento.

O impacto da automação pode ser mais perturbador para os países em desenvolvimento, devido aos menores níveis de demanda dos consumidores e das redes de segurança social e limitada.

As indústrias digitais não criaram muitos novos empregos. Desde 2000, apenas 0,5% da força de trabalho norte-americana deslocou-se para novas indústrias de tecnologia, a maioria dos quais está diretamente relacionada com as tecnologias digitais.

O maior número de vagas nas próximas décadas é projetado para o sector da saúde, o que se espera adicionar mais de 4 milhões de novos postos de trabalho …

“Kathleen Boyle, Editora-Chefe do Citi GPS, reconhece que a mentalidade precisa mudar, dizendo: “Um dos principais desafios do século XXI será reconhecer que a aceleração da mudança tecnológica vai afetar tanto emprego como a sociedade”.

Meu Comentário: Deve ser entendido que a ocupação futura de todas as pessoas, de todas as idades, incidirá sobre a organização de uma estrutura social unificada, uma sociedade unificada. E a manufatura será mantida somente o necessário para a existência.