Nova Vida # 626 – Yom Kippur: O Eu E A Realização Social

Nova Vida # 626 – Yom Kippur: O Eu E A Realização Social
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

Qual é a fonte desse sentimento especial em Israel durante os feriados de Tishrei? Como podemos voltar atrás e ser novamente uma nação coesa em sua terra e qual é o papel do Yom HaKippurim para o povo de Israel?

Yom Kippur é um dia especial porque as pessoas em Israel o tornam assim aqui. Ele é sentido de forma diferente no exterior, por exemplo. Em Yom Kippur a pessoa deve fazer um balanço pessoalmente, mas isso não pode ser feito sozinho; só pode ser feito em conjunto.

Rosh Hashaná é um dia para reconhecer que há um rei, uma força superior, o poder  total da natureza que cuida de tudo. A sabedoria da Cabalá nos ensina a expandir os limites do nosso mundo e descobrir essa força. Para fazer isso, a pessoa deve transcender seu egoísmo estreito, abolindo as fronteiras entre si e os outros.

Abraão falou sobre esse princípio: “E amarás o teu amigo como a ti mesmo” (Levítico 19:18), que era a base para nos tornar o povo de Israel. Quando anulamos os limites entre nós, somos verdadeiramente o povo de Israel, dignos da terra de Israel. Após 2.000 anos de exílio voltamos aqui para reconstruir. Essa é apenas uma oportunidade.

Nós temos que fazer alguma introspecção. Isto é representado para nós no Yom Kippur pela história do profeta Jonas. Jonas representa a nação de Israel e seu papel no mundo: ensinar as pessoas a se conectar melhor. Sabe-se que as pessoas pagam muito pelo direito de ler o “Maftir Yonah”. Este é um remédio para o sucesso. Na verdade, se entendermos qual é a nossa missão e a realizarmos tanto dentro de Israel como no mundo, tudo ficará bem.

Afinal, a Europa está em colapso, o Oriente Médio está em chamas, e o mundo inteiro está chocado e nos culpa, como sempre. Este ano, em Israel, nós estamos começando a entender que não há nenhuma conexão entre nós, exceto quando há problemas externos. Cabe a nós encontrar uma maneira de se conectar, e há um método claro e preciso para isso que vem da sabedoria da Cabalá.

De KabTV “Nova Vida # 626 – Yom Kippur: O Ego E A Realização Social”, 17/09/15

Comente