Nova Vida # 483 – Aliança Secreta Com O Poder Superior

Vida Nova # 483 – Aliança Secreta com o Poder Superior

Dr. Michael Laitman conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

Pergunta: Que tipo de conexão existe entre o significado de nossa existência e “alcançar o poder superior”?

Resposta: Esta é a força mais primitiva da natureza. É maior, especificamente porque ela controla tudo; ou seja, é a força de doação e amor, espalhando-se em sua volta tudo o que existe dentro dela: energia e realizações. Ela intencionalmente criou a força de recepção, a fim de preenchê-la e trazê-la a um nível especial de existência.

A força de doação é perfeita, porque não precisa de ninguém. A força da recepção, que foi criada por ela, é limitada e pobre, porque sempre falta algo e não é capaz de alcançar o que lhe falta, por si mesma.

Comentário: As pessoas estão acostumadas a imaginar o poder superior, o Criador, como uma espécie de personalidade com quem fizemos uma aliança e agora nos acompanha. É difícil perceber isto simplesmente sob a forma de uma força, como algo sem vida.

Resposta: É realmente difícil imaginar isso? Mesmo em nosso mundo físico existem muitas forças diferentes que são desconhecidas para nós. Então por que é tão difícil para nós compreender a existência de uma força superior? Pelo contrário, além de forças, nada mais existe.

Tudo o que vejo ao meu redor são forças que são moldadas dentro de minha percepção, sob a forma de imagens físicas que parecem existir: o inanimado, o vegetativo, o animal e a natureza humana. Mas, em princípio, estas são todas as aparências da mesma força.

Pergunta: Como podemos desenvolver um relacionamento com essa força?

Resposta: Esta é a força superior. Quando criamos um relacionamento com alguém, as forças são utilizadas para ampliar ou conectar, para aproximar, para criar contato. Na realidade há apenas uma força e nada mais além disso. Hoje, mesmo a física, uma ciência puramente materialista, chegou a esta conclusão.

Após mais investigação aprofundada, a matéria que vemos desaparece; ela só existe em nossa percepção. O mundo inteiro que nós sentimos é o produto da nossa imaginação. Existem apenas forças que afetam o cérebro, fazendo um desenho que parece estar em pé na nossa frente. Mas tudo isso é o resultado do trabalho de forças, como a exibição na tela do computador.

Pergunta: E cada um de nós é também uma força?

Resposta: A pessoa é apenas uma força receptiva. Mas essa força é composta por várias forças receptivas que são ligadas entre si em algum tipo de relacionamento. Portanto, todas as pessoas são separadas umas das outras. A força receptiva é a força do desejo de receber.

A pessoa é um desejo de receber. Mas ela tem muitos desejos para várias realizações que são tecidas em conjunto. Cada um tem a sua própria combinação especial típico de homens ou mulheres, crianças ou adultos. Mas, na verdade só há um desejo de receber prazer de todos os tipos de fontes possíveis.

Pergunta: Então, a que estamos nos referindo quando falamos sobre o povo judeu que têm uma ligação com a força superior?

Resposta: Abraham ensinou as pessoas a atingir a meta de vida, o programa geral da natureza, caso elas tenham um desejo para isso. Isso é possível se a pessoa obtém a força de doação que se encontra acima de nós. E é possível alcançá-la na condição de que nós construamos relacionamentos entre nós, que sejam semelhantes à força de doação. Para isso, precisamos alcançar o amor pelos outros como a nós mesmos, o amor mútuo.

Na medida em que começamos a descobrir essas forças de amor, unidade e cooperação mútua entre nós, dentro delas, descobrimos o poder de doação.

Pergunta: Se criarmos relacionamentos de amor e de reciprocidade entre nós, então, descobrimos a mesma força superior dentro deles, com a qual dizem que o povo judeu fez uma aliança? O que é este poder superior?

Resposta: Esta é a força superior de amor e doação, o desejo de fazer o bem para os outros por meio de nossa força de amor. As pessoas que têm uma ligação com a força superior são chamadas de “povo judeu”, os judeus, porque eles entendem que são obrigados a estar unidos entre si e entre eles e a força superior.

A força da recepção nos é dada desde o nascimento. É, particularmente, muito grande entre essas pessoas, então elas são chamadas um “povo de dura cerviz” (Êxodo 34: 9). Mas entendemos que é necessária apenas para que, com a sua ajuda, descobriremos a força de doação. A força do egoísmo queima dentro de nós e nos mantém afastados uns dos outros. Desta forma, nos obriga a procurar a força de doação e ligação.

[151.083]

De “Nova Vida # 483 – Aliança Secreta Com O Poder Superior, Parte 2”, 25/12/14

 

Comente