Nova Vida # 439 – As Luzes De Sucot

Nova Vida # 439 – As Luzes De Sucot
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Tal Mandelbaum ben Moshe

Resumo

Qual é o significado interno de Sucot? O que as luzes, que são típicas deste feriado, simbolizam e como isso está relacionado com a transição de uma pessoa do mal para o bem?

Em Rosh HaShanah nós coroamos a força de amor e doação. Durante os Dez Dias de Arrependimento, separamos os desejos em nós que podem ser corrigidos e os que não podem. Os sete dias de Sucot são sete iluminações especiais que transformam o mal em nós em bem.

As Luzes que vêm são chamadas de Luzes Circundantes. Elas simbolizam a Sucá e a cobertura da Sucá. As medições da Sucá coincidem com as medições da alma. Na Sucá, essas são Amot (o comprimento de um antebraço), na alma, isso se refere aos desejos e Luzes.

A alma é um desejo totalmente voltado ao amor ao próximo. O arrependimento é o exame do coração: que desejos estão em mim e em que medida estou disposto a trabalhar para o bem dos outros. Sucot são as Luzes que corrigem o mal em nós em bondade até Shemini Atzeret (o oitavo dia de Sucot) quando não há mais nada para corrigir.

De KabTV “Nova Vida # 439 – Feriados: As Luzes De Sucot“, 02/10/14