Estrangeiros: Os Desejos Superiores

laitman_747_01Torá, Deuteronômio, 10:19: Amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.

É necessário prestar especial atenção a tudo o que se relaciona com o surgimento de novas qualidades em mim que parecem ser completamente sem importância para mim, mas que podem me levar para cima, para frente e para longe do meu “umbigo”.

Mesmo com a ajuda destes novos desejos superiores, que não parecem meus, e, portanto, são chamados de estrangeiros, eu vou realmente ser capaz de avançar em direção à terra de Israel.

Esses desejos vêm a mim e são revelados em mim como desnecessários. Afinal, quem precisa desses estrangeiros?

Usando exemplos externos de nossas vidas, a Torá nos fala das qualidades interiores de uma pessoa, das coisas que acontecem dentro de nós quando identificamos tais ações em nós mesmos. Por exemplo, o grupo inteiro é apaixonado por avançar, queimando com isso, e, assim, no cruzamento das relações entre amigos, novas qualidades aparecem: algumas possibilidades de doação, amor, conexão e contato. Sentimentos completamente novos surgem em relação a essas pessoas a quem você era indiferente; você inclusive as desconsiderava e desprezava.

De repente, você sente amor por elas, como para com os seus filhos, e anseio, cuidado e admiração. Aos poucos, você tem uma sensação de que abraça todo mundo, está junto com todos eles, se preocupa com eles, e segura-os em seus braços, como bebês.

Você, como uma mãe, recebe prazer disso, porque o seu amor por eles é ainda maior do que seu amor por seus próprios filhos. Afinal, os filhos estão no nível corpóreo, e aqui nós estamos falando do nível espiritual.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 01/06/16