Escreva A Torá Em Seu Coração

laitman_547_02Torá, Deuteronômio, 10:01: Naquela ocasião o Senhor me ordenou: “Corte duas tábuas de pedra, como as primeiras, e suba para encontrar-se comigo no monte. Faça também uma arca de madeira.

O coração egoísta de uma pessoa que deve ser corrigido é chamado de coração de pedra. Portanto, toda a Torá, cuja essência está nas dez declarações, nos dez mandamentos principais, deve ser esculpida no coração.

É necessário esculpir no coração, ou seja, nos nossos desejos, no único lugar (nada mais deve permanecer dele) para se escrever os dez mandamentos que devem ser executados dia e noite para alcançar sua plena implementação durante toda a nossa vida e, ao mesmo tempo, subir a montanha.

A montanha é chamada de Monte Sinai, a montanha do ódio. Subindo ao Criador e descendo Dele, a pessoa de repente descobre que todo o povo (seus desejos) está envolvido em libertinagem, confusão e desejo de se deliciar plenamente com comida, sexo, conhecimento, fama, poder, e tudo o que o seu pedregoso coração mal pode imaginar. No entanto, ela deve suportar estas tábuas.

Portanto, Moisés as esculpiu e fez uma embalagem especial adicional para elas, a fim de proteger seus desejos corrigidos que já foram esculpidos nas tábuas; eles assumiram a forma de letras. Alegoricamente, é dito que quando ele estava levando as tábuas, estas letras foram brilhando.

Mas tudo que Moisés alcançou, alcançou para si mesmo, e isso não basta. Então, quando desceu, ele descobriu que o povo havia se corrompido e que suas tábuas eram inúteis! Portanto, ele as destruiu.

Esta quebra misturou todos os seus pensamentos e ideias superiores com as inferiores. Então, quando ele escalou a montanha pela segunda vez com as novas tábuas, elas eram muito mais valiosas do que as anteriores, não devido à sua altura e desprendimento de tudo que é material, mas porque se incluíram em todos os sinistros desejos terrenos do povo conectados com o desejo de voltar ao bezerro de ouro, ao Egito, “Dá-nos o que tínhamos no Egito”. É por isso que as segundas tábuas eram muito mais valiosas.

Como regra geral, um Cabalista deve se levantar do nível mais baixo; não há outro caminho. Somente a partir da quebra é possível subir! A mesma coisa aconteceu com Adão. A mesma coisa aconteceu conosco: a construção do Primeiro e do Segundo Templos, a sua completa destruição, a saída para o exílio, e o início da recuperação atual. Afinal, hoje nós estamos misturados com toda a humanidade e, portanto, a nossa recuperação será universal, correta e final. É assim que acontece.

Então Moisés, em tal condição, quebrando as tábuas e subindo a montanha, mostra mais uma vez que isso foi planejado antecipadamente; não pode ser de outra maneira!

E a instrução para esculpir duas tábuas de pedra significa preparar o coração para os desejos em uma determinada forma. E isso, na verdade, é o coração.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno”, 16/05/16

Comente