Da Miséria À Felicidade

laitman_934Pergunta: Será que o sentimento de felicidade vem apenas depois de se sentir a miséria?

Resposta: Infelizmente, é assim. Um sentimento de felicidade só pode ser construído sobre um sentimento prévio de miséria. Isso também é dito na Torá: “E foi noite e foi manhã, um dia” (Gênesis 1:5). Tudo começa a partir da noite e de noite, porque sem se sentir mal, você não entende o que é bom. Nós fomos criados e só podemos alcançar algo através do contraste entre luz e escuridão e outros estados mutuamente opostos.

Portanto, somente uma pessoa sábia, já sábia na vida, entende que há necessidade de passar por estados opostos à felicidade, de modo que a miséria nos ajude a sentir a felicidade. Isso acontece dessa forma apenas em nosso mundo. Na espiritualidade é suficiente para nós começarmos gradualmente a esclarecer o quanto estamos separados e opostos em nosso egoísmo material, a fim de construir estados espirituais acima dele.

Isso não significa que precisamos experimentar estados espirituais negativos. Basta sentir estados físicos negativos – pobre comunicação entre nós, ódio material e outros relacionamentos mútuos ruins – para construir os estados espirituais corretos juntos.

Nós estamos em um estado tão singular aqui, aparentemente não em nosso mundo, e esclarecemos todas as más qualidades em nosso mundo através disso. Acima deles, podemos construir o mundo superior sem entrar em seus estados negativos.

Os estados negativos do mundo superior são chamados de Klipot (forças impuras). Não precisamos entrar neles. Temos o suficiente neste mundo para construir acima disso. Portanto, todo o nosso desenvolvimento material nesse mundo nos é dado para construir o mundo superior acima dele.

Pergunta: Para sentir um nível superior de felicidade, devemos sentir total sofrimento?

Resposta: Nós não precisamos sentir estados espirituais negativos para atingir estados espirituais positivos. Precisamos constantemente subir a partir deste mundo. Todos os problemas são resolvidos e só podem ser resolvidos com a condição de que a pessoa faça a conexão correta em um grupo. Se você está sentindo maus estados, cai neles e não pode fazer nada com eles, a única opção é se tornar integrado em um grupo. Se você não se integrar nele, vai sofrer de qualquer maneira. Você vai cair e sua queda e sofrimento serão descontrolados.

Da Lição de Cabalá em Russo 19/06/16

Comente