Como Se Tornar Impermeável A Insultos

laitman_565_02Pergunta: Como alguém pode se relacionar com o princípio, “olho por olho, dente por dente” (Êxodo 21:24)?

Resposta: Nós geralmente entendemos essa citação como uma obrigação para ferir alguém, porque ele aparentemente me feriu. Pelo contrário, eu deveria ser grato que ele está me ensinando sobre uma característica que está me prejudicando. Se eu fosse corrigido, nada poderia me influenciar; eu seria totalmente impermeável a todos os tipos de “flechas”. Seria impossível me irritar e eu não ficaria indignado ou ofendido porque em um estado perfeito, não haveria nada em mim que os outros poderiam se agarrar.

Assim, se alguém dissesse algo insultante para mim ou eu visse algo que me prejudicasse ou fosse pessoalmente dirigido a mim, isso só indica o meu estado não corrigido. Se eu me corrijo, dessa forma eu corrijo o mundo a minha volta e paro de ver características negativas nele.

Em vez do nosso mundo terrível, de repente eu começo a me ver no mundo espiritual, em Olam Ein Sof (Mundo Infinito). Isso só depende da correção das minhas características pessoais, e não da correção dos outros, porque o mundo é o meu lado oposto, o que me mostra o que eu ainda não corrigi internamente.

Pergunta: Será que isso significa que eu não tenho que responder com a mesma “moeda”?

Resposta: Eu não tenho resposta para isso. Você deve imediatamente se voltar a si mesmo. Se você ver, ouvir ou sentir algo negativo de alguém, é porque existem características não corrigidas em você. Você deve pensar e reconhecer que elas estão lhe mostrando exatamente o que você deve corrigir dentro de si mesmo.

Da Lição de Cabalá em Russo 01/05/16

Um Comentário

  1. espetelucar!!!! Claro e objetivo. Grata.

Comente