Como Podemos Sentir Outra Pessoa?

laitman_238_01Pergunta: Como posso querer sentir outra pessoa? Por dentro, uma pessoa está cheia de dor, humilhação, medos; eu fico apavorado com a ideia de que alguém vai me sentir.

Resposta: Você não precisa sentir dor, humilhação ou receios de outras pessoas! Em vez disso deve sentir o ponto no coração de uma pessoa, o seu anseio pelo Criador! É somente através deste que ela é sua amiga. Tudo o resto, seu corpo ou o seu ego, não afeta você. Você não deveria ter vergonha de si mesmo e se envolver em autoflagelação. Você está cheio de falhas como todos os outros neste mundo.

Por isso, nos conectamos uns com os outros, com os pontos no coração, através do anseio pelo Criador. Tudo o resto é aparentemente deixado abaixo. Nós só elevamos esses pontos e os conectamos.

Em tudo o resto nós somos egoístas, como todo o resto das pessoas no planeta, porque o Criador nos criou com um desejo egoísta e não podemos ser bons. Isso é também o que está escrito: “Eu criei a inclinação ao mal; Eu criei a Torá como tempero, pois a Luz nela irá devolvê-la ao bem” (ver Kiddushin 30b).

Antes de começarmos a nos corrigir somos totalmente maus, completamente negativos, tanto que não podemos sequer imaginar isso, cada um de nós. Assim você pode relaxar, pois é realmente completamente mau. Mas agora nós temos que ser corrigidos, atraindo a Luz superior. Nós não estamos dizendo que temos que corrigir o mal em nós mesmos; em vez disso, a Luz Superior chega gradualmente, corrige e equilibra o mal através de sua bondade.

Da Lição de Cabalá em Russo 08/05/16

Comente