A Quem Pedir Perdão E Para Quê? Parte 2

laitman_534Pergunta: Será que isso significa que é um erro pensar que existe um Deus acima que está assistindo nossas ações e de quem precisamos pedir perdão?

Resposta: A pessoa passa por vários estágios de desenvolvimento. Portanto, é impossível dizer que algumas de suas crenças estejam corretas e outras não. Ela pensa dessa maneira hoje, mas aos poucos corrige sua percepção, aumentando o conhecimento e sentimento.

Portanto, é claro que o conceito de “Eu e o Criador” muda completamente. Eu sinto cada vez mais que a força superior é resultado da minha conexão com outras pessoas e não existe fora dela. Apenas a essência do Criador (Atzmuto), que é totalmente inacessível para mim, existe independentemente.

Nós devemos entender bem que o Criador existe apenas na conexão com as pessoas. Não pode haver apelo ao Criador com exceção da nossa unidade; depois de tudo, nós criamos o lugar para a Sua revelação através dela.

Cada um deve julgar a si mesmo: o quanto está conectado com os outros. Essa é toda a sua redenção. É impossível julgar uma pessoa individualmente. Esse é um imenso erro que fazemos sempre instintivamente: pensar em nós mesmos, contar conosco mesmos, e agir sozinho.

Esse é um erro fatal que continuamos a fazer há milhares de anos. A separação do Criador é a razão do nosso terrível esquecimento.

Comentário: Lamentavelmente, isso parece muito relevante, porque causa separação, desacordo e hostilidade entre diversas correntes e facções.

Resposta: O povo de Israel já passou por esses estados durante a destruição do Primeiro e Segundo Templos. Os judeus estavam se matando, não só com palavras, mas também com armas reais, derramamento de sangue fraterno nas guerras civis. Eu espero muito que hoje não cheguemos a esse ponto. Nós ainda não sacamos nossas espadas, mas sinceramente lutamos uns com os outros por todos os outros meios.

Isso é porque nos esquecemos de quem somos, qual é a base da nossa nação, e nossa responsabilidade em ir em direção à unidade; embora, de fato, essa seja a nossa própria correção e a correção de todo o mundo.

De KabTV “Nova Vida” 27/09/16