A Estagnação Do Ocidente

Laitman_419Nas Notícias (Wall Street Journal): “Nas 25 economias mais avançadas do mundo, cerca de dois terços da população de mais de meio bilhão de pessoas ganham o mesmo ou menos do que seus colegas ganhavam uma década atrás.

“Entre 540 milhões e 580 milhões de pessoas em 2014 tiveram rendimentos mais baixos ou estagnados em comparação com pessoas em situação semelhante em 2005, de acordo com um novo estudo da McKinsey Global Institute, braço de pesquisa da empresa de consultoria global McKinsey & Co. A descoberta apresenta uma ruptura da tendência nas economias avançadas durante a era pós-Segunda Guerra Mundial, quando, ao longo de voltas e reviravoltas, a maioria das famílias acabou melhorando o padrão de vida de seus antecessores.

“‘Antes da crise financeira, somente 2% das pessoas no mundo ocidental terminavam numa situação melhor do que pessoas como elas há 10 anos’, disse Richard Dobbs, sócio sênior da McKinsey e um dos autores do relatório. ‘Mas o mundo muda quando você obtém uma coorte de pessoas que já não estão avançando”.

“O estudo destaca a extensão da precipitação da bolha financeira e a crise global que ela deixou para trás. Os rendimentos de uma década atrás foram impulsionados por essa bolha insustentável, e a consequente crise financeira mergulhou a economia global em uma recessão da qual ainda tem que se recuperar totalmente.

“O dano ajuda a explicar por que muitos eleitores estão rejeitando a ordem política estabelecida, como visto na votação do Reino Unido para sair da União Europeia, na união de partidos políticos nacionalistas, ou na fome por candidatos de fora do establishment político, como visto nas corridas presidenciais republicana e democrata nos EUA.

“McKinsey pesquisou ​​domicílios no Reino Unido, França e EUA. Nestes países, 30% a 40% das pessoas disseram que seus rendimentos não tinham avançado, indicando que mesmo que as transferências e impostos tenham permitido que algumas famílias melhorassem estatisticamente, muitos ainda anseiam por rendimentos mais elevados. Estes agregados familiares expressaram opiniões acentuadamente negativas sobre o comércio e imigração. …

“O relatório destaca que uma das consequências, se estas tendências atuais não forem revertidas, é que ‘a geração mais jovem de hoje corre o risco de acabar mais pobre do que seus pais’. …

“Com o lento crescimento econômico, e potenciais interrupções a partir do envelhecimento da força de trabalho e da automação do local de trabalho, McKinsey advertiu que estas tendências poderiam continuar na próxima década, e que a maioria das famílias nas economias avançadas pode experimentar outra década de estagnação.

Meu Comentário: Nós passamos o ponto de crescimento, e para a sociedade egoísta as coisas nunca serão melhores novamente.

Nós devemos entender que o nosso desenvolvimento é de acordo com o plano da natureza, o Criador, e a única coisa que podemos fazer é examiná-lo (através da sabedoria da Cabalá) e cumpri-lo pelo caminho de Achishena (“eu vou apressá-lo”), antes que ele nos obrigue a cumpri-lo pelo caminho de Beito (“em seu tempo”), através de grandes aflições, tais como guerras, terror, desastres, doenças, etc.