A Crença Em Deuses Foi Uma Ajuda No Desenvolvimento Da Civilização

Nas Noticias (Wired): “A cooperação é um componente chave na interação humana e também, de acordo com nova pesquisa da Universidade da Columbia Britânica, a propagação da civilização.

Embora não tenha sido devido a algum motivo altruísta; em vez disso, pode estar relacionado, diretamente, até ao medo de um deus vingativo.

“Em um estudo publicado pela Nature, uma equipe da universidade descobriu que não foi a crença na recompensa divina que promoveu a cooperação, mas o medo de punição.

“A cooperação entre multidões de estranhos, em sociedade em expansão, exigia uma fé comum em deuses moralistas”, disse Benjamin Purzycki, que conduziu a pesquisa. Os adoradores acreditavam que esses deuses eram capazes de ler os pensamentos, observar bom e mau comportamento e puni-los e recompensá-los, nesse sentido, sugere o estudo. Crenças compartilhadas sobre estes deuses, aparentemente, abriram o caminho para redes de comércio, as economias e instituições tais como governos e tribunais. …

“’A ameaça de punição de um deus, caso esse indivíduo não se dispusesse a ajudar estranhos pode ter sido uma das razões para os estreitos vínculos que se desenvolveram entre as diferentes comunidades ao redor do mundo.’ …

“A equipe sugere que a crença na punição promoveu bom comportamento – ou seja, o comportamento que promoveu confiança, cooperação e justiça. Porque religiões como o cristianismo, o islamismo e o hinduísmo espalharam-se globalmente, adoradores em distantes e diferentes terras tinham crenças similares sobre como agir em relação aos outros da mesma religião.

‘Estes resultados baseiam-se em conclusões anteriores e nos dizem mais sobre como a ampla cooperação evoluiu nas sociedades, hoje, de grande escala’, disse Purzycki. ‘Além de algumas formas de rituais religiosos, normas não-religiosas e instituições, como tribunais, mercados e políticas, os nossos resultados sugerem que, a ameaça de punição por um deus, caso o indivíduo não se dispuser a ajudar estranhos, pode ter sido uma das razões para os estreitos vínculos que se desenvolveram entre as diferentes comunidades ao redor do mundo’”

Meu comentário: Ou seja, religião ou crença em um Deus onisciente que pune e recompensa, obriga a pessoa a comportar-se mais honestamente, devido ao medo de punição e desejo de recompensa. Caso não fosse por nosso egoísmo, não iríamos responder a estas exigências. Em geral, se Deus não existisse, Ele teria que ser inventado.

Cabalá vem do desejo de entender o sentido da vida, tal como indicado na parte 2 da Introdução Ao Estudo das Dez Sefirot. E é por isso que a Cabalá é destinada apenas àqueles que realmente querem revelar este segredo.

Descobrir o significado da vida leva a pessoa a revelar a única força da natureza, o Criador. A despeito da crença em um Deus fictício e conhecendo-O como Elokim – Natureza, como está escrito: “E todos conhecer-Me-ão.”

[179775]

Material Relacionado:
Para Que As Pessoas Precisam De Deus?
Existe Um Deus?
A Diferença Entre A Abordagem Secular E Religiosa

Comente