NZZ: “Entre Átomos”

A revista austríaca NZZ publicou minha entrevista intitulada “Entre Átomos“, com Michael Fleischhacker, jornalista, moderador e editor-chefe da NZZ, ex-editor-chefe da Die Presse. Abaixo está a tradução de parte do artigo em português.

nzz_laitman-page-001

ENTRE ÁTOMOS

É um dos ensinamentos de sabedoria mais antigos da humanidade e ainda muito popular: a sabedoria da Cabalá. Um dos mais destacados representantes da Cabalá explica nesta entrevista por que precisamos construir um instrumento para revelar o Criador.

Michael Fleischhacker: Para esta revista, nós convidamos vários artistas austríacos para produzir uma imagem para nós. Uma que reflita o título da revista: Meu Criador. Zenita Komad foi uma das artistas. Através de seu trabalho, eu pude ver que seu entendimento é que o Criador é, na verdade, comunicação; o Criador não aparece através de um redemoinho de átomos desconexos, mas apenas quando a comunicação é estabelecida entre átomos é que o Criador nos ilumina, ou o Criador se torna visível, se você quiser. Você compartilha este ponto de vista?

Michael Laitman: Isso é totalmente correto. Eu concordo com Zenita. O Criador não é uma personalidade, mas uma força: a força global que une todas as outras forças na natureza. Essa força conecta e inclui toda a criação. Ela dirige, guia, organiza e dispõe tudo. No geral, é energia. A fim de descobrir essa energia, precisamos criar um detector dentro de nós mesmos, tanto quanto em nosso mundo, onde você precisa de um instrumento para medir a força magnética ou radioativa.

Por exemplo, nós sentimos a pressão da gravidade sobre nós. No entanto, não sentimos a força magnética; portanto, precisamos de um instrumento para isso. Tal instrumento é o que precisamos para entender e revelar esta força superior.

Isso soa muito técnico? A pessoa começa a criar um determinado instrumento como um sensor, tipo de Star Wars, para detectar o mundo externo. Isso é correto, como eu estou descrevendo-o?

Sim. Exceto que isso deve ser construído dentro da pessoa.

Há indicações em algum lugar sobre como realizar isso? Há indicações na internet que a pessoa possa apenas baixar e usar?

Certamente. Isto é o que a sabedoria da Cabalá nos oferece. Por quase 6000 anos, tem se estudado como criar conexões entre nós e dentro de nós, a fim de receber a força capaz de revelar a Divindade.

As religiões falam de um caminho diferente. Elas, supostamente, já construíram tal instrumento, alegando que ele existe e que todo o trabalho é simplesmente seguir esse caminho, porque este Criador do qual elas estão falando já está presente, você só tem que segui-Lo …

Há muitas religiões e houve muito mais religiões e crenças na história. Nós não somos parte disso. A sabedoria da Cabalá não se filia a nenhuma religião de forma alguma. É simplesmente a “sabedoria” da Cabalá. É uma ciência que lida com a forma de revelar a força superior da natureza chamada “Criador”.

Não há nenhuma “fé”, ato ritualístico ou qualquer coisa em particular que precisamos fazer. Claro, a pessoa tem que estar disposta a mudar para se tornar capaz de ver o Divino.

Trata-se apenas de uma pessoa que se adere ao objetivo de “conhecer a Divindade”, revelando a Divindade, conhecendo essa força, revelando-a. Quando ela é revelada, é dentro dessa pessoa, através de mudanças internas que a própria pessoa evoca. [Leia mais →] (em inglês).