Compreender Um Cabalista

Dr. Michael LaitmanA Torá, Deuteronômio, “Ekev“, 10:03-10:05: Então fiz a arca de madeira de acácia, cortei duas tábuas de pedra como as primeiras e subi o monte com as duas tábuas nas mãos. O Senhor escreveu nelas o que tinha escrito anteriormente, os Dez Mandamentos que havia proclamado a vocês no monte, do meio do fogo, no dia em que estavam todos reunidos. O Senhor as entregou a mim.

E eu voltei, desci do monte e coloquei as tábuas na arca que tinha feito. E lá ficaram, conforme o Senhor tinha ordenado.

Isso se refere aos mesmos Dez Mandamentos, mas em um nível completamente diferente. É como dizer as mesmas palavras para uma criança, um adolescente e um adulto, mas todos vão entender de forma diferente, vai aceitar e implementar as palavras de formas diferentes.

Estes mandamentos são destinados a uma geração diferente; portanto, eles são diferentes. Esta é exatamente a forma como este processo deve acontecer, e isso é o que aconteceu com os dois templos quando o rabino Akiva riu sobre a destruição do Primeiro Templo e disse: “Agora, eu confio mais que é exatamente o que vai acontecer”.

Pergunta: Mas como foi para o povo que viu a tragédia ocorrendo ao olhar para ele? O líder da geração rindo no exato momento quando todos choravam.

Resposta: Estes são dois níveis de realização. O problema é que as pessoas não entendem os Cabalistas. A fim de entendê-los, a pessoa tem que subir no seu nível. Não há outro caminho. Afinal, é dito que quem aumenta em conhecimento, aumenta em dor (Eclesiastes 1:18). Na verdade, um Cabalista é aquele que se preocupa mais do que os outros, mas, por outro lado, também se alegra.

Pergunta: Se uma geração não entende o Cabalista, o que o Baal HaSulam esperava quando escreveu seus artigos?

Resposta: O fato é que deve haver algum feedback da geração, e não havia nenhum. Um Cabalista trabalha principalmente quando recebe certa tarefa de cima.

Baal Sulam não trabalhou para a última geração, embora tenha escrito um pouco sobre isso. Ele viveu em um momento muito difícil, com a criação do Estado de Israel, a II Guerra Mundial, o Holocausto e a morte dos judeus. Ele trabalhou especificamente para aceitar e moldar as pessoas espiritualmente na época em que viveu aqui na terra de Israel, e para estabelecer as bases para a última geração.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 16/05/16