“Tributo À Europa”

laitman_426Nas Notícias (inosmi.ru): “Europa: isto não é um monólito, mas um conglomerado. Ser europeu: significa cuidar dos fragmentos, dos quais nós, como uma nação, fazemos um enorme e surpreendente mosaico europeu. Muitas dessas peças têm raízes pan-europeias nacionais. É por isso que a Europa deve estar unida.

“É bem conhecido para quem tem um conhecimento básico de geologia que conglomerados não quebram. Seus componentes são mantidos por uma liga comum. O aglutinante da civilização Europeia: uma história partilhada, valores comuns e instituições similares, cujas origens se encontram na antiguidade, no Cristianismo e Iluminismo”.

Meu Comentário: Quando falamos sobre a unidade em nosso mundo, achamos que isso vai levar à obliteração da individualidade e desaparecimento de nações, povos, raças, religiões e outras diferenças individuais entre nós.

No entanto, esta opinião surge em nós porque desejamos resolver o problema da unidade no mesmo nível que as divergências de hoje.

A Cabalá oferece uma solução diferente: a unidade deve ocorrer acima do nosso egoísmo, sem afetar as nossas diferenças corporais, mas apenas anulando seu uso egoísta. Como o Baal HaSulam escreve, não temos o direito de destruir as menores particularidades de cada indivíduo e de cada nação, porque é isso que nos dá força e poder na fusão das diferenças.