O Homem Não Vive Só De Pão

laitman_276_01Pergunta: O que significa “maná, que tu não conheceste, nem teus antepassados ​​o conheceram”? (Torá, “Deuteronômio”, 8:3)

Resposta: Os antepassados (pais, patriarcas) não têm grandes desejos egoístas. Eles não passaram pelo estado do deserto. Os antepassados Abraão, Isaque e Jacó são Keter, Hochma e Bina. Eles tinham desejos pequenos, leves, e, portanto, são chamados de santos Pais, uma vez que a qualidade de Bina (doação) era natural para esses desejos que foram revelados no momento.

Portanto, nós dividimos toda a história em pais e filhos. Os pais são HBD (HochmaBina e Daat, ou KeterHochmaBina), ou seja, a parte da cabeça do Partzuf (corpo espiritual). Os filhos são HGT (HesedGevura Tiferet). E a parte mais baixa do PartzufNHY, é nós, ou seja, os filhos dos filhos.

Comentário: Mas os pais ainda tinham dor, afinal, Abraão perguntou: “E como vou conquistar esta terra?”

Resposta: Naturalmente, ele estava perguntando com antecedência, pois a parte da cabeça sente e cria uma base para toda a correção futura até a correção final.

Pergunta: Como podemos explicar a frase, “O homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem”.

Resposta: Existem qualidades que são chamadas de Bina pura, a Luz de Hassadim, a luz de doação, e este é o pão. E há qualidades quando no interior da Luz de Hassadim se espalha a luz de Hochma. E isso é chamado de doação completa, recepção a fim de doar. Assim, você usa seus Kelim (vasos) egoístas também para doação.

Pois essa Luz ainda maior é necessária desde cima que irá iluminar e corrigir seus desejos egoístas em altruístas, que está acima de Bina, no nível de Hochma. Então você usa essa energia, essa Luz, que vem diretamente do Criador.

E é dito sobre isso, “mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem”. Essa é a correção dupla em duas etapas.

Mas existem todos os tipos de variações na qualidade de Bina que representa o pão.

Por exemplo, nós não comemos pão em Pesach. Visto que o pão regular durante mistura está junto com água por mais de dezoito minutos (ou seja, nove Sefirot da Luz direta e nove Sefirot da Luz refletida), ele é considerado em conexão com Malchut e, portanto, não podemos usá-lo porque a conexão com Malchut não vai nos permitir sair do Egito.

Assim, o êxodo do Egito, ou seja, a separação de Malchut, é simbolizado pelo pão sem fermento chamado Matzah. Essa é uma das variedades da qualidade de doação.

E depois de Pesach começa o feriado da recepção da Torá, Shavuot, que é quando nós comemos todos os laticínios porque o leite é a qualidade de doação. E simboliza a celebração da entrega da Torá.

Todas essas ações são calculadas na parte da cabeça do Partzuf ou alma. Depois disso vem a qualidade dos filhos, todas aquelas qualidades que o povo de Israel passou sob a liderança de Moisés. Nós estamos no final do desenvolvimento e somos considerados filhos dos filhos.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 27/04/16