O Fim Da Era Do Dinheiro, Parte 1

Laitman_115_06O pecado do primeiro homem com a árvore do conhecimento do bem e do mal foi que Adão provou o grande prazer que pode ser recebido ao dar satisfação ao Criador e não conseguiu resistir recebê-lo egoisticamente. Ele poderia receber esse prazer com a condição de que levasse o mundo inteiro à conexão, e dessa forma, teria criado uma tela sobre a recepção egoísta. No entanto, ele não tinha essa tela e, portanto, pecou.

A revelação desse enorme desejo egoísta é chamada de pecado original, e todos nós, todo o nosso mundo, somos resultado desse pecado. Ele foi revelado pela primeira vez na antiga Babilônia. Uma vez que eles descobriram que a união egoísta nos leva à crise, alguns dos babilônios simplesmente decidiram se dispersar. A mesma coisa está acontecendo agora na Europa e em breve começará nos EUA.

E a outra parte dos babilônios disse: “Não! Temos um professor, Abraão, que diz que é possível encontrar uma força que será capaz de nos unir”. Desde então, a humanidade se dividiu e seguiu dois caminhos diferentes.

Aqueles que foram com Abraão, e se chamavam povo de Israel, também caíram no mesmo egoísmo como as outras nações do mundo. Contudo, eles não poderiam se tornar iguais aos outros devido à divisão que ocorreu na antiga Babilônia, que foi executada em toda a história da humanidade. E até hoje a mesma luta está acontecendo.

Uma vez que um novo desejo egoísta foi revelado em Adão, ele não podia pensar em outra coisa além da recepção. Nosso mundo inteiro é uma consequência materializada dessa ação e, portanto, é inteiramente construído sobre o sucesso material. Nele tudo é medido pelo dinheiro, que é um equivalente de todas as ações de uma pessoa.

Nós não podemos avaliar as pessoas de acordo com sua psicologia e realizações na cultura e educação. No final, tudo é convertido em dinheiro. Essa é a forma como é organizado todo o mundo, mas hoje em dia esse modelo de medição está começando a entrar em colapso. Em breve será impossível medir qualquer coisa com dinheiro e ele vai desaparecer, deixando de ser o único critério.

A destruição já começou nos Estados Unidos, onde anteriormente não havia qualquer outra forma de pagamento, exceto dinheiro. Afinal de contas, esse país foi criado por povos de todas as nações e culturas. Eles não prestavam atenção se a sua pele é preta, branca ou amarela, nada sobre você os preocupava para além do dinheiro. O dinheiro tem sido uma força importante.

Agora a força do dinheiro está desaparecendo e, no final, não restará qualquer modelo de medição. No entanto, nos trezentos anos de existência dos EUA, foi muito útil não precisar levar em conta quaisquer valores além do dinheiro.

Foi diferente na Europa. Os EUA é um país onde muitas nações vivem, mas na Europa há muitos países e muitas opiniões diferentes, ideologias, ideais de liberdade e igualdade, e a longa história de relações mútuas e conflitos entre todos os países. Portanto, a união não foi fácil para eles, e em vez de se conectar, eles começaram a lutar.

Após as guerras, os europeus tentaram se unir seguindo o exemplo dos Estados Unidos. Eles queriam realizar o sonho americano por si mesmos. No entanto, para isso, eles tinham que se tornar um Estados Unidos da Europa, e isso não é simples. Eles não têm um governo e uma nação. Por isso, não deu certo. Além disso, eles foram impedidos pela discordância em princípios psicológicos. Nos EUA havia apenas um princípio, o dinheiro! E na Europa havia muitos outros princípios, afinal de contas, essa é uma cultura antiga especial. Embora, não importa o que, um caia de um lado e outro do outro lado, ambos serão destruídos no final.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/08/16Escritos de Baal HaSulam