Não Há Nada Melhor Do Que Aquilo Que Está Destinado A Nós

Laitman_715Torá, “Deuteronômio”, 8:5-8:8, 8:10: Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus. E guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos e para o temeres. Porque o Senhor teu Deus te põe numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, e de mananciais, que saem dos vales e das montanhas. Terra de trigo e cevada, e de vides e figueiras, e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel.

Quando, pois, tiveres comido, e fores farto, louvarás ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu.

Essa é definitivamente uma imagem impressionante. Eu teria pensado que essa é uma descrição da costa mediterrânea da França ou das Ilhas Gregas. No entanto, é muito difícil dizer isso sobre a terra de Israel. Claro que, aqui, temos em mente algo completamente diferente. É impossível encontrar as palavras para descrever a terra de Israel espiritual, não a geográfica, porque essas são as qualidades de uma pessoa que está em sua maior realização.

Não é apenas uma bela descrição literária de alguma imagem, mas uma descrição rimada, totalmente clara, muito científica e técnica das qualidades de uma pessoa que age, ou eu diria, jorra, desta forma.

Aqui todas as dez Sefirot da alma da pessoa são descritas que são dirigidas constantemente em direção à doação e o amor ao próximo, e, ao mesmo tempo, são preenchidas com o estado da eternidade, porque tudo é dirigido não à pessoa, mas dela para fora.

Pergunta: Este é o sentimento de uma pessoa em particular?

Resposta: Aconteça o que acontecer no desejo é um sentimento, e não há mais nada além do desejo.

Pergunta: Será que vamos chegar a esse sentimento, em qualquer caso?

Resposta: Ele controla o mundo inteiro, escreve, prescreve, e está esperando. Temos de tentar alcançá-lo através de nossos esforços e, logo que possível. Não há nada pior do que este estado em que estamos agora, e não há nada melhor do que o que está destinado para nós.

Pergunta: No entanto, agora, o Criador aparentemente está nos ajudando. Ele está nos mostrando como este mundo é, e não era assim antes.

Resposta: Não era assim antes porque não tínhamos nos desenvolvido para isso ainda, não porque Ele não estava mostrando isso. Nós nos desenvolvemos de uma forma evolutiva consistente até o ponto onde vemos o que está acontecendo com o nosso egoísmo. Nós sentimos a crise e nos desenvolvemos ainda mais.

Claro, ainda existem muitos problemas pela frente. Se entendermos o que é destinado para nós e tentarmos aplicar os nossos esforços, intenções e aspirações para isso, e ajudarmos uns aos outros, seremos capazes de passar para a última parte do caminho que realmente é a mais difícil porque há livre arbítrio aqui.

Nós mesmos devemos passá-lo através de nosso livre arbítrio, e se não fizermos isso, vamos ficar parados como um burro e seremos atingidos até ficarmos mais inteligentes e entendermos que é preciso ir pelo nosso livre arbítrio. Vamos esperar que vamos acordar e seguir em frente.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 27/04/16