Atributos De Um Cabalista

laitman_222_0Pergunta: Um Cabalista pode às vezes ficar irritado e impaciente com aqueles que o rodeiam?

Resposta: Se uma pessoa se engaja na disseminação da sabedoria da Cabalá e quer conseguir algo, ela certamente sente tensão e raiva, tem dúvidas e perguntas diferentes: como deve agir da melhor maneira possível, e se deve fazer seu trabalho de uma forma ou de outra. Embora ela já esteja incluída na força superior, ela tem liberdade de escolha para usá-la da melhor maneira, e por isso há espaço para todos os sentimentos humanos.

Pergunta: Como Cabalista você nunca foi insultado por alguma coisa?

Resposta: Não, pelo que eu posso ser insultado? Eu só posso ser insultado pela força superior que toma tudo sobre si mesma.

Pergunta: É típico de um Cabalista se sentir responsável?

Resposta: Um Cabalista sente o maior sentido de responsabilidade porque nada o obriga a trabalhar para o bem-estar dos outros, exceto o sentido de responsabilidade e compromisso que ele tomou sobre si. O sentimento de responsabilidade que ele tem é apenas em relação ao Criador e não qualquer outra pessoa. Na medida em que o Cabalista se desenvolve espiritualmente, ele se torna cada vez menos ganancioso. Ele ensina as pessoas a descobrir o Criador na conexão correta entre si; ele serve como um professor para seus alunos, um conselheiro, um mentor e um treinador, até que seus estudantes possam avançar de forma independente. Depois, ele sente que não precisa de nada e está apenas feliz que eles não precisam mais dele e que podem avançar por conta própria.

Pergunta: Será que um Cabalista tem que ser corajoso?

Resposta: Todo mundo tem que ser corajoso e, especialmente, um Cabalista. Ele tem que entender claramente que está em um conflito com o Criador, que é revelado a ele de diferentes maneiras. A pessoa sofre tais transformações que precisa ser persistente, teimosa, corajosa e firme. Um Cabalista não pode ser covarde sob quaisquer circunstâncias, mas deve ser capaz de manter a sua opinião quando se depara com o Criador, quando o Criador está testando-o e tentando desviá-lo do caminho certo, invocando nele diferentes dúvidas, que, assim, fortalece-o. Esse reforço é alcançado graças à resistência muito forte de uma pessoa.

Pergunta: Será que é típico de um Cabalista sentir medo? Do que ele tem medo?

Resposta: Não, o medo desaparece. Um Cabalista só pode temer uma coisa: não poder fazer corretamente o que tem que fazer.

Pergunta: Em que medida o senso de humor é importante para um Cabalista?

Resposta: O senso de humor é muito importante no trabalho de um Cabalista. Eu realmente aprecio o humor e piadas, assim como o Rabash, meu professor, que costumava ouvir as piadas que eu dizia com grande prazer. O humor é um pensamento brilhante que vem à mente quando a pessoa encontra várias situações embaraçosas que se contradizem e sabe como conectá-las.

Pergunta: Será que um Cabalista sente vergonha, e em caso afirmativo, de que?

Resposta: Um Cabalista só sente vergonha se ele não usa a oportunidade de atribuir tudo ao Criador; não é vergonha de ter sido capaz de fazer algo e não o fazer porque tudo é cumprido de cima, mas vergonha de ter tido a oportunidade de atribuir o que aconteceu ao Criador e perdê-la. Isso também é arranjado para ele pelo Criador para que ele atribua tudo a Ele.

Pergunta: O que aconteceria se eu descobrisse de repente que fiz algo 20 anos atrás que me sinto envergonhado?

Resposta: O passado será revelado a você como terríveis transgressões e você tem que entender que tudo foi feito pelo Criador, não por você. Uma pessoa não tem culpa de nada. Mesmo a pessoa mais cruel não faz nada por si mesma. É tudo arranjado dessa maneira pelo Criador de propósito.

Pergunta: O que é ser nobre para um Cabalista?

Resposta: Ser nobre é estar comprometido, ser responsável.

Pergunta: Será que um Cabalista já sentiu um sentimento de vingança ou raiva?

Resposta: O sentimento de vingança é uma correção. A pessoa se sente naturalmente irritada quando não pode cumprir as correções que dependiam dela, mas o fato de que ela não se corrigiu é intencionalmente organizado dessa maneira pelo Criador. Um Cabalista é uma pessoa que está em um estado não corrigido e cada vez sobe desse estado para um estado mais corrigido, e assim tem todos esses sentimentos.

Pergunta: A avareza é típica de um Cabalista?

Resposta: Se você está se referindo ao dinheiro, ele pode economizar dinheiro para gastar em disseminação.

Pergunta: Um Cabalista pode ser infiel?

Resposta: Ele tem um conjunto diferente de valores e, portanto, tais coisas não são típicas dele.

Pergunta: Será que ele pode ter inveja?

Resposta: A inveja é um atributo positivo que motiva a pessoa. Nós temos que desenvolver o nosso sentimento de inveja por aqueles que avançam mais rápido e mais longe ao longo do caminho espiritual.

Da Lição de Cabalá em Russo 17/04/16

Comente