A Liberdade De Escolha No Caminho Para A Ascensão Espiritual

laitman_750_03A parashá “Êkev” indica como entrar na terra de Israel e o que vai acontecer se forem observadas as leis da Torá que foram dadas ao povo pelo Criador.

Afinal de contas, o sistema é uniforme: ou você obedece às suas leis e, portanto, recebe através dele a Luz superior que corrige, abundância, realização e revelação, ou se você o despertar incorretamente em si mesmo, ele gera em você escuridão, todos os tipos de sentimentos negativos que o levam para o mesmo lugar através de um caminho alternativo de desenvolvimento. Mas, neste caso, você faz um círculo, e este círculo é muito desagradável.

Pergunta: Este é um longo tempo de preparação?

Resposta: Sim. Mas em todos os pontos do caminho espiritual, desde o egoísmo, chamado de “Egito”, até o sistema completo de doação e amor, chamado de “a terra de Israel”, há a oportunidade de se mover em linha reta ou de fazer um círculo e voltar basicamente ao ponto de partida, a fim de perceber que estava indo incorretamente, que foi impulsionado pelo egoísmo e não pelo desejo de ascensão espiritual, e, por fim, fazer essa subida.

Comentário: De qualquer forma, “não há outro além Dele”. Por um lado, você faz esse círculo; por outro lado, você não é o único que decide isso …

Resposta: Não, o livre arbítrio nos é dado de cima. Toda a criação estaria perdida de outra forma. Sem livre arbítrio nós teríamos nos tornado pequenos insetos que são totalmente controlados de cima e não haveria nenhum propósito nem significado na criação, nas criaturas, no homem, e no próprio Criador, porque o Criador é revelado apenas em relação às criaturas.

Todo o caminho que percorremos é projetado para reunir nossos esforços de livre arbítrio em uma única unidade, e quando nos aproximamos do resultado final, cada um com o seu próprio esforço, com o fato de que analisamos, escolhemos, ordenamos e testamos, nós criamos a partir de nós mesmos um sistema chamado “homem”.

Caso contrário, se absolutamente tudo é fixo no Criador e não há qualquer livre arbítrio, não há nenhuma razão na criação.

O fato de que vamos chegar ao estado final não nega a nossa constante liberdade de escolha.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 27/04/16