Por Que Sofremos? Parte 3

Pergunta: É difícil a superação do sofrimento: a perda de entes queridos, doenças. Qual é a essência do superar?

Resposta: O sofrimento obtém um papel especial em nossas vidas; desenvolve-nos. Durante a sua história a humanidade passou por muitas fases de evolução, desenvolvendo sociedades e famílias, e tudo isso foi devido ao sofrimento.

Isso decorre do fato de que surgimos a partir da quebra, de uma alma despedaçada chamada Adam HaRishon. Por isso nos encontramos mais e mais divididos, a fim de sermos capazes de corrigir a nós mesmos, mais e mais.

É por isso que, de geração em geração, até mesmo de ano para ano, e em nossos dias, já a partir de dia para dia, novos fenômenos, deficiências, problemas pessoais e gerais, e uma crise da humanidade e da sociedade são revelados no mundo. Anteriormente, esses problemas não existiam e de repente surgiram aparentemente de debaixo da terra, mas isso é exatamente o que nos move para frente.

O sofrimento nos desenvolve, mas até que ponto?

A resposta correta ao sofrimento, antes de tudo, é compreender a sua finalidade. Caso contrário, somos como animais em um campo fugindo de golpes, mas o sofrimento atinge-os novamente. As pessoas correm ao longo da vida até que morrem sem atingir nada de bom.

E qual é realmente o propósito da vida? É apenas escapar do sofrimento da forma como fazemos? Qual é o seu significado?

Alegramo-nos de dar à luz filhos, mas eles crescem e saem de casa. Nós estudamos muito a fim de obter uma profissão, e depois trabalhar todas as nossas vidas e somos deixados com nada, porque tudo termina com a morte.

A pessoa olha para alguma compensação por seu sofrimento contínuo. Mesmo os nossos prazeres são uma maneira de escapar do sofrimento. Obviamente, este não é o propósito da vida. Na verdade, o maior sofrimento finalmente revelado para a pessoa no mundo moderno é a constatação de que com toda a nossa inteligência, alto nível de desenvolvimento, força e capacidades técnicas, não entendemos nada sobre a vida.

Por que vivemos, para que finalidade? Isto está  completamente claro. O sofrimento nos mantém vivos porque temos medo da morte e investimos um monte de esforços no sentido de alguma forma nos distanciar deste momento. Embora, eventualmente, concordamos com o inevitável e humildemente rendemo-nos ao inevitável, até morrer.

Isso significa que o maior sofrimento é que a pessoa não se sente como o mestre de sua vida. Ela não sabe o que está vivendo e qual o benefício disto. Portanto, jovens não querem casar-se, ter filhos e ter uma profissão, mas são atraídos para as drogas, tentando de alguma forma realizar-se.

Agora, fazemos uma auditoria completa de nossas vidas, e no contexto da crise em curso ainda queremos compreender o significado da vida e sua essência. O sofrimento da falta de sentido da vida torna-se irresistível, e este é o resultado do nosso alto nível de desenvolvimento. Antigamente as pessoas nem sequer pensavam sobre isso.

Cem anos atrás não havia menos sofrimento, mas a pergunta sobre o sentido da vida nunca surgiu. E hoje essa questão ainda atormenta as crianças que não compreendem porque estudar e obter uma profissão. O desenvolvimento espiritual atingiu um nível tal que a pessoa deve saber se ele deve viver e por quê. Portanto, antidepressivo e uso de drogas são tão predominantes.

Precisamos fazer um grande esforço para descobrir a fonte do sofrimento comum dos homens, ou seja, ensiná-los a preencher este comum desejo vazio. Acima dos desejos habituais de comida, sexo, família, dinheiro, honra e conhecimento, uma pergunta adicional surge, para que eu preciso de tudo isso? Por que eu preciso de comida, sexo, família, dinheiro, honra e conhecimento?

Todas essas realizações são uma espécie droga com a qual eu encho e acalmo o meu desejo de desfrutar. Então, porque a perseguição da realização, não é mais fácil simplesmente tomar uma pílula? Esta abordagem mata uma pessoa.

Os centros comerciais estão cheios de uma variedade de produtos e todos os tipos de roupas. As pessoas vão a algum lugar, voam, viajam; elas só não sabem de que outra forma preencher a si mesmos, que outras “drogas” tomar a fim de não sentirem sofrimento. Mas o sofrimento ainda vem.

Portanto, no nosso tempo a sabedoria da Cabalá é revelada, e espero muito que vá ajudar a humanidade a entender que não é suficiente acalmar-nos com todos os tipos de “drogas”, na forma de comida, sexo, família, dinheiro, honra e conhecimento. É hora de revelar a fonte verdadeira, original do sofrimento e começar a preenchê-lo com a satisfação real.

A realização real não nos aquieta para terminar a morte animalesca material. Este sofrimento eleva-nos e, ao invés da morte terrena, encontramos uma vida eterna. Vamos torcer para que a humanidade entenda que as oportunidades estão abrindo-se para ela.

Mas tudo isso é devido ao sofrimento, portanto, não devemos acalmá-lo, mas apreciá-lo. Afinal, nisto está o fundamento da vida. A correta gestão do sofrimento e sua realização em cada momento é um motor para o desenvolvimento correto que leva à vida eterna.

[189491]

De “Uma Nova Vida” do KabTV 23/6/16

Material Relacionado:
Por Que Sofremos? Parte 2
Por Que Sofremos? Parte 1
Do Sentido Do Sofrimento Para O Sentido Da Vida