Por Que Sofremos? Parte 2

Laitman_514_04Pergunta: Por que é impossível viver sem sofrimento? Que papel tem o sofrimento em nossa vida?

Resposta: O sofrimento nos move para a frente. Do mesmo modo que incitamos um animal para que ele caminhe na direção certa, o sofrimento desperta uma pessoa.

Quando a pessoa recebe um golpe em um de seus desejos (por comida, sexo, família, dinheiro, honra ou conhecimento), ela desperta para a ação externa e interna, ou seja, muda a fim de eliminar o sofrimento e sua fonte, ou pelo menos para se afastar dele, para suavizá-lo de alguma forma.

Portanto, o sofrimento desempenha uma função muito importante; nós não seríamos capazes de fazer qualquer coisa sem ele. Por exemplo, eu me sento e falo sentindo certas limitações, tentando se comportar para que não me envergonhe, ou seja, esse é o quinto tipo de sofrimento que viola o meu desejo de honra. E o meu companheiro sofre com o desejo de saber o que vou dizer; esse é o sexto tipo de sofrimento.

A vida seria impossível sem sofrimento. Mesmo elétrons, moléculas e células do nosso corpo que se colidem, misturam e dividem também sofrem com isso.

O sofrimento é a base para o sentimento. Se não houvesse sofrimento, não sentiríamos nada. A única questão é com o que queremos extinguir o sofrimento? Se, quando sofro de fome, eu me sento para uma refeição, eu desfruto com base no sofrimento que me dá fome. No momento em que o sofrimento desaparece, o apetite e o prazer da comida também desaparecem.

Tudo é baseado no sofrimento e ele é essencial para desfrutar. No momento em que sou saciado, o prazer desaparece; é assim com tudo. A pessoa que deixa de sentir o sofrimento perdeu os desejos, não se sente qualquer deficiência, torna-se indiferente e desaparece. Essa é a morte real. Quando deixamos de desejar, nós morremos.

Portanto, nós nos importamos tanto que as crianças tenham desejos fortes e corretamente dirigidos, e as estimulamos com presentes e punições. O sofrimento é o fundamento da nossa vida. Se não há sofrimento, não há vida e nenhum sentimento. Tudo é medido nessa escala, do sofrimento ao prazer.

De KabTV “Nova Vida” 23/06/16