Por Que Sofremos? Parte 1

Laitman_182_02Pergunta: O sofrimento é parte integrante da nossa vida, não importa o quanto tentamos viver bem. O que é sofrimento, e por que sofremos?

Resposta: A sabedoria da Cabalá considera tudo desde as bases da criação, da qual existem duas na natureza.

Primeiro é a Luz, a força de amor, doação e unidade chamada força superior, o Criador (Boreh), que significa “venha e veja” (Bo-re), porque temos que revelá-la. Essa força criou a criatura, o desejo de desfrutar, a falta de realização.

A Luz Superior desenvolve o desejo e o forma como uma necessidade para todos os tipos de realizações. Todas as criaturas, incluindo nós mesmos, são vários desejos. Os desejos humanos podem ser divididos em seis tipos: comida, sexo, família, dinheiro, honra e conhecimento. Cada pessoa sente uma necessidade natural de todas essas realizações, mas em proporções diferentes.

Se uma pessoa não tem essas realizações, ela sente sofrimento, vazio, e até mesmo dor. Às vezes, esse sofrimento é tão forte que se torna insuportável.

Comida, sexo e família são os desejos do nosso corpo, instintos naturais que são inerentes a todos os animais. Dinheiro, honra e conhecimento, isto é, o desejo de poder, fama, posição na sociedade e na ciência, são desejos puramente humanos.

A fonte do sofrimento é a falta de realização desses desejos. Quando a Luz não preenche o desejo, ele começa a sofrer. O sofrimento pode ser grande ou pequeno, longo ou instantâneo, geral ou pessoal, e assim por diante.

A sabedoria da Cabalá afirma ter um método para se livrar do sofrimento. Não por acaso é chamada de sabedoria da Cabalá, que significa a sabedoria de receber, porque ensina como satisfazer todos os desejos.

Por um lado, esse é um tópico muito popular, mas, por outro lado, essa sabedoria é oculta. Se as pessoas soubessem que há um método que nos permite satisfazer nossos desejos e tornar-se completamente feliz ao se livrar do sofrimento, do menor ao maior, e daqueles globais e universais, pode parecer que haveria algo melhor do que isso?

Na verdade, não há nada melhor. Se usássemos a sabedoria da Cabalá, seríamos capazes de realizar todos os nossos desejos, todo a matéria criada da criação, e sentir nela apenas prazer e realização eterna que se chama vida eterna. O sofrimento desapareceria do mundo e nós seríamos completamente felizes.

Por outro lado, todas as outras formas e tentativas de evitar sofrimento e de nos realizar vão acabar em um colapso iminente.

De KabTV “Nova Vida” 23/06/16