“ONU: Perspectivas Para A Paz Entre Israel E Os Palestinos Estão Diminuindo”

laitman_273_02Nas Notícias (MIGNews): “O Coordenador Especial das Nações Unidas para o processo de paz no Oriente Médio, Nikolay Mladenov, disse que um futuro de paz para Israelenses e Palestinos não pode ser alcançado no contexto da glorificação do terror entre os Palestinos e as contínuas atividades de assentamento Israelense. Em um comunicado, Mladenov disse que Palestinos e Israelenses ‘alcançaram o ponto onde muitos em ambos os lados perderam a fé no compromisso com o outro para criar um futuro para os dois Estados, vivendo lado a lado em paz, segurança e reconhecimento mútuo. No final, a triste realidade para os povos de ambos os lados do conflito é que que as coisas que eles mais valorizam – soberania e segurança – estão escapando de todos’. Mladenov também disse que ‘um futuro pacífico para ambos os povos não pode ocorrer contra o fundo de declarações que glorificam o terrorismo e justificam o assassinato; o respeito mútuo não pode vir como resultado de facadas feridas, tiroteios e colisões de carro. Os heróis não matam as crianças adormecidas’…

“No Quarto relatório, [a ONU] disse que” Israel deve parar a política de construção de assentamentos e expansão, a designação de terras para uso exclusivo do interesse de Israel e a negação do desenvolvimento Palestino”. … O relatório também examina a onda Palestina de violência em outubro que matou pelo menos 214 Palestinos, 34 Israelenses, dois Americanos. Israel afirma que mais de dois terços dos Palestinos mortos foram em resposta a seus ataques contra Israelenses. O relatório irritou os Palestinos, que ficaram frustrados pelo fato de ambas as partes terem sido criticadas, não apenas Israel. … Entre as recomendações contidas no relatório, exortou-se Israel a levantar o bloqueio à Faixa de Gaza e foi pedida a restauração do controle da Autoridade Palestina sobre o Hamas governando a Faixa de Gaza. Israel mantém um bloqueio para impedir o ataque do grupo terrorista Hamas contra Israel”.

Meu Comentário: Embora esse relatório tenha sido relativamente equilibrado, é preferível que a ONU não intervenha, mas antes de tudo coloque a sua casa em ordem. Só então os nossos vizinhos entenderão que devem concordar com a criação de relações bilaterais e não sonhar com a aniquilação do Estado de Israel.