O Postulado Absoluto

laitman_214Pergunta: Por que as religiões não se unem, mas sim cada uma puxa o cobertor para si?

Resposta: Porque todas as crenças e religiões são completamente egoístas. Guerras e ataques religiosos continuaram por milhares de anos e não cessaram até hoje, especialmente no judaísmo. Muitas facções e denominações religiosas têm aparecido e todas são colocadas umas contra as outras.

As religiões são produto do egoísmo humano, por isso não há razão para esperar nada de bom delas. Na verdade, elas são o “ópio do povo”.

As religiões não aplicam a regra geral: “Amarás o teu amigo como a ti mesmo” (“Levítico” 19:18). Em geral, onde elas estão sustentando essa Mitzvah (mandamento) e de que maneira?

Portanto, a sabedoria da Cabalá não tem nenhuma conexão com as religiões. Essa é também a essência do problema. Nós temos um enorme choque com várias organizações religiosas. Organizações religiosas acreditam que através da realização de ações mecânicas, a pessoa assegura para si o mundo vindouro.

A Cabalá diz que com essa realização mecânica, a pessoa não vai ter o mundo vindouro, mas continuará sendo egoísta. Se não houver uma subida acima de sua natureza egoísta, que tipo de mundo espiritual pode haver para ela?

O mundo vindouro é um mundo de altruísmo que a pessoa constrói enquanto está nesse mundo através da implementação do princípio “Amarás o teu amigo como a ti mesmo”. Segue-se que a religião simplesmente compra as pessoas e nada mais.

Comentário: É interessante que, para as pessoas que estudam a sabedoria da Cabalá, nada as impede de permanecer em sua religião.

Resposta: Todos que quiserem podem estar envolvidos com a sabedoria da Cabalá, independentemente da sua religião. Baal HaSulam escreve sobre isso em seu livro, A Última Geração.

Pertencer a uma ou outra religião não incomoda a pessoa; ela pode seguramente manter seus costumes. Mas, internamente, ela deve ser mudada para o altruísmo, subir acima de sua natureza egoísta. Isso é o que diferencia a sabedoria da Cabalá da religião. Tudo o resto é uma tradição que pode ser mantida ou não. Essa é uma questão pessoal. Mas ascender acima do ego através da sabedoria da Cabalá é um postulado absoluto.

Da Lição de Cabalá em Russo 20/03/16

Comente