O Difícil Caminho Para A Meta

Laitman_514_04Pergunta: O que significa a proibição de não adorar ou servir ídolos para a pessoa comum?

Resposta: Não adorar ídolos significa não perceber nossa existência atual como o verdadeiro estado.

A Torá não se dirige às pessoas comuns, mas à pessoa que quer atingir o Criador e revelar o mundo.

Pergunta: A Torá foi escrita há muito tempo, vários milhares de anos atrás, mas ela fala sobre coisas que a humanidade atravessou e continua a atravessar. Está escrito: “E para que, ao erguerem os olhos ao céu e virem o sol, a lua e as estrelas, todos os corpos celestes, não se desviem e se prostrem diante deles, e prestem culto àquilo que o Senhor, o seu Deus, distribuiu a todos os povos debaixo do céu” (Deuteronômio 4:19). É como se a Torá estivesse apelando, “Parem finalmente de orar aos ídolos!”

Resposta: A questão é que não há forças na natureza além da única força que controla absolutamente tudo. Não há bons e maus, nem várias qualidades e influências opostas. Tudo isso é apenas a manifestação de uma força, um pensamento, uma intenção e uma meta.

Se eu me afasto, mesmo um milímetro, da meta, assumindo que eu mesmo penso, desejo, isso é chamado de pecado.

A pessoa deve criar um ambiente para si mesma que vai mantê-la na direção à unidade do Criador. Se ela observar essa regra, nunca vai cometer erros na vida e vai avançar corretamente. O Criador a desenvolve constantemente enviando-lhe várias dúvidas e mostrando-lhe que, supostamente, existem fontes de influência além Dele.

Uma pessoa, apesar de todas as aparentes perturbações e imagens, deve determinar o Criador por trás de todas elas e lembrar que há apenas uma força, uma intenção e uma meta que a motiva.

Se a pessoa estuda Cabalá e está em um grupo correto que sempre a apoia nessa abordagem da realidade, então não há problema. Ela gradualmente descobre exatamente o que está acontecendo ao seu redor.

Ao mesmo tempo, ela é lavada pela sociedade em geral que continua inundando-a, despejando baldes de sujeira nela. De que outra forma é possível sacudir uma pessoa? Ela se ajusta ao amor infinito pelo Criador como a fonte de tudo o que acontece com ela, anulando o seu egoísmo, a barreira que a separa do Criador.

Um homem, apesar de todo o barulho e imagens visíveis, deve identificar a eles e o Criador, e lembrar-se que é impulsionado por uma única força, uma finalidade e um propósito.

Pergunta: Você acha que baldes de sujeira ajudam a pessoa a se separar do seu “eu?”

Resposta: Você vê nisso uma grande salvação, porque, caso contrário, não seria capaz de afastar-se das massas comuns e de seu egoísmo.

De que outra forma a pessoa se separa do egoísmo? É somente quando todos à sua volta começam a culpar e repreende-la. Essa é exatamente a forma que a força superior influencia uma pessoa. O Criador prepara a base para a Sua revelação adicional com antecedência. Sem isso, é impossível se aproximar Dele.

Pelo contrário, eu devo desejar ser lavado. Da mesma forma que limpamos um peixe antes de cozinhá-lo, tanto por dentro e por fora, essa é a maneira que eu quero ser tratado.

Se a pessoa compreende que o objetivo final está nisso, ela concorda em tudo e agradece ao Criador pelo teste, pois, para ela, isso não é mal, mas redenção.

Pergunta: Mas você pode imaginar o que aconteceria se o mundo inteiro com a sua compreensão da verdade, de repente começasse a revelar alguma coisa!

Resposta: Portanto, nós devemos elevar a nossa técnica, e junto com o que é revelado, explicar às pessoas o que significa mover-se em direção à meta.

O Criador não faz nada em vão. Eu e milhares de nossos alunos em todo o mundo devemos aceitar todas essas condições que são dadas de cima. Digamos que vamos ser humilhados, insultados e caluniados.

E daí? Eu não estou interessado nisso. Eu só estou interessado em uma coisa: se estamos conectados uns com os outros, se estamos avançando com as condições que o Criador nos deu, e se percebemos o mal como um bem absoluto.

A pessoa deve abençoar o mal como o bem porque o mal é apenas uma manifestação do egoísmo que ela precisa corrigir. Durante a ascensão ao próximo grau, o egoísmo será revelado cada vez mais, e não há nada que você possa fazer sobre isso, mas deve subir ao próximo nível através da utilização desse egoísmo! A diferença entre os graus é o próximo limiar do nível de egoísmo que precisamos superar.

Você pode imaginar quanta força nós precisamos receber do Criador para estar conectados entre nós e subir à meta, apesar de tudo?

Imagine que alegria quando você recebe tais “fogueiras da Inquisição”, e ao mesmo tempo a oportunidade de superá-las!

A pessoa não recebe obstáculos maiores do que o que pode superar. Nós finalmente chegamos a esses obstáculos, e vamos tê-los agora! Nós aprendemos que a ascensão espiritual só está acima das manifestações de egoísmo. Em primeiro lugar, nós recebemos um período de tempo quando estudamos, nos unimos, e aprendemos a sabedoria da Cabalá. Mas quando estivermos prontos, teremos imediatamente um problema sério.

Pergunta: Então, se surge um problema grave, isso significa que estamos começando a explorar o próximo grau?

Resposta: Claro, sem dúvida, e não temos o direito de cair. Devemos dominá-lo porque toda a humanidade está atrás de nós, e somos responsáveis ​​por eles. Não pode haver recuo. Esse é o jogo que o Criador está jogando com a gente!

Além disso, em nosso tempo, esse é o destino de todo o universo, de todos os mundos, de todas as almas que nos trouxeram a sabedoria da Cabalá, e agora somos responsáveis ​​por elevar as almas de toda a humanidade acima de todos os grandes Cabalistas.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 17/02/16