Nova Vida # 488 – A Esperança Cura

Nova Vida # 488 – A Esperança Cura
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Nitzah Mazoz

Abraão desenhou uma fronteira clara entre a verdade, a natureza e a mente humana que exploram a nossa capacidade de avançar ao nível humano, diferenciando o homem do animal, e, do outro lado, diferentes misticismos e crenças que não são sequer uma religião (onde tudo é estritamente organizado), mas são diferentes superstições obscuras.

Resumo

Há a sabedoria da Cabalá revelada por Abraão que ensina a pessoa sobre o Criador e há religião na qual a pessoa atua em estruturas rígidas de acordo com regras precisas.

A religião é uma estrutura social que liga completamente a pessoa e não lhe permite agir de acordo com os desejos do seu coração. É certo tipo de pressão com a promessa de uma recompensa ou um castigo, nesse mundo e no outro mundo: o céu ou o inferno.

Mas há uma zona cinzenta entre essas duas correntes principais: a sabedoria da Cabalá (a sabedoria da força superior) e a religião. Ela é criada porque as pessoas não estão mais satisfeitas com as simples estruturas religiosas e estão tentando descobrir algo sobre si mesmas: Qual será o meu futuro? O que vai acontecer comigo? Como posso ter sucesso na vida e me manter afastada de problemas?

Elas têm questões práticas. Elas não perguntam sobre o próximo mundo que a religião lhes promete, mas sobre a nossa vida diária. Elas se preocupam com o sucesso na vida e está procurando os meios para atingir isso: bênçãos, amuletos da sorte para proteger a elas e seus filhos, símbolos simples que lhes dão uma sensação de segurança e esperança no futuro.

Na verdade, a pessoa que compra um amuleto da sorte, amarra uma corda vermelha em torno de seu pulso ou usa bugigangas simbólicas, espera por melhores circunstâncias, o que lhe dá força e apoio psicológico. As pessoas estão dispostas a pagar um monte de dinheiro para se sentir protegidas, calmas, confiantes e felizes.

Isso realmente cura. É do conhecimento comum que a autoconfiança pode ajudar uma pessoa pela obtenção de recursos ocultos do corpo que podem apoiar e curá-la. Portanto, não podemos simplesmente descartar esses métodos e dizer que não funcionam. Eles funcionam, mas no sentido racional, e não há misticismo aqui, embora derivem de uma fonte irracional.

Essa é a razão da existência de uma zona cinzenta entre a sabedoria da Cabalá e a religião. Na Inglaterra, por exemplo, as pessoas têm especialistas que purificam uma casa nova de todos os espíritos malignos antes das pessoas se mudarem para ela. Todas essas superstições devem ser levadas a sério, porque dão confiança às pessoas.

Há muito poucas pessoas que anseiam pela revelação do Criador e para quem a sabedoria da Cabalá é importante. Há muitas pessoas que pertencem a uma determinada religião, de uma forma ou de outra, mas cada pessoa está de alguma forma ligada a essa área cinzenta. Todos acreditam em alguns sinais e símbolos que os apoiam e sustentam na vida.

De KabTV “Nova Vida # 488 A Esperança Cura”, 01/01/15

Comente