Judeus Na Diáspora

laitman_430Pergunta: Há muito mais judeus na diáspora do que em Israel. Qual é o papel dos judeus nesses países? Quanto e através do que eles podem influenciar o desenvolvimento do país tendo em conta a missão e o papel do povo judeu?

Resposta: Isso depende apenas da educação judaica, não a educação habitual e tradicional, mas a Educação Integral, que é para se fundir com o outro, e para mostrar a Israel e ao mundo a metodologia de unidade que se necessita.  Como está escrito na Torá: “Porque todos Me conhecerão, do menor ao maior deles” (Jeremias 31:33).

Pergunta: No passado, em muitos países, especialmente na Europa, EUA e União Soviética, os judeus foram assimilados e renunciaram seu judaísmo, eles intencionalmente o esqueceram, etc. Qual é o dano e o benefício da assimilação dos judeus nas várias nações?

Resposta: Claro, isso aconteceu de acordo com as leis da natureza. Na medida em que estamos separados uns dos outros, nós assimilamos, e quando assimilamos, levamos parte da nossa base espiritual a outras sociedades, a outras pessoas. No futuro, será revelado como os fundamentos espirituais judaicos se espalharam entre os povos. Além disso, é impossível esquecer que também perdemos as dez tribos que se misturaram com outros povos há 2.500 anos.

Comentário: É possível dividir os judeus que vivem na diáspora em várias categorias: aqueles em que o judaísmo foi despertado internamente neles, o que significa um desejo de alcançar o sentido da vida, aqueles que estão interessados ​​em saber de onde vieram, mas se definem como russos ou norte-americanos e vivem de acordo com sua filiação cultural, e aqueles que negam o fato de serem judeus e nem sequer pensam nisso.

Resposta: Na verdade, uma pessoa se define como um judeu quer de acordo com sua afinidade espiritual, ou apenas de acordo com a nacionalidade, ou acredita que de acordo com onde vive e sua afiliação cultural que ela é russa, norte-americana, e assim por diante. Isso é natural, ela pode facilmente se misturar entre os outros povos, e eles não vão sequer forçá-la a sair como um judeu, por isso não podemos determinar quem é um judeu e a qual categoria pertence.

O povo judeu não é um povo no sentido direto da palavra “povo”. Eles não foram criados em uma base genética como o resto das nações. Em vez disso, foram fundados pela reunião de povos completamente distintos e diferentes que viviam na antiga Babilônia. Abraão é quem os reuniu e começou a consolidá-los em um único grupo acima de todas as diferenças, de acordo com o princípio: “o amor cobre todas as transgressões” (Provérbios 10:12). Sob este slogan, Abraão quis reunir todos os habitantes da Babilônia. Como a mesma situação da antiga Babilônia existe na civilização moderna, nós precisamos chegar a um estado de amor acima de todas as diferenças de qualquer forma.

De KabTV “Uma Conversa Sobre o Dia da Independência” 30/04/16