Israel: Diferenças Culturais

laitman_590Nas Notícias (Israelinfo): “Um estudo realizado recentemente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), revelou uma das principais causas do desenvolvimento em ‘duas velocidades’ de Israel: um pé está no limiar do século XXI, e o outro atolado na ineficiente economia à moda antiga. São as profundas diferenças culturais entre os principais setores.

“Pesquisas investigaram as habilidades dos cidadãos da OCDE de 29 países em três pontos: instrução matemática, compreensão de leitura e resolução de problemas com a ajuda de meios técnicos.

“Por todas essas medidas, Israel ficou abaixo da média dos países da OCDE. … Israel está no nível do Chile, Turquia, Grécia, Espanha e Itália. …

“A pontuação mais alta foi alcançada por homens de origem Ashkenazi da parte central de Israel com os pais com ensino superior”.

Meu Comentário: Tudo depende da importância da educação. No ramo israelense da organização Bnei Baruch, quase todas as crianças vão para a universidade e pós-graduação com um segundo grau, mesmo antes de se juntar ao exército com a idade de 18!

Comente